• Carregando...
Jogadores do Coritiba chegam a Foz do Iguaçu, cidade escolhido para a pré-temporada | Felipe Rosa/Gazeta do Povo
Jogadores do Coritiba chegam a Foz do Iguaçu, cidade escolhido para a pré-temporada| Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo
  • Alex, camisa 10 do Coritiba em desembarque no Aeroporto de Foz do Iguaçu. Equipe treinará na cidade nas próximas semanas

O Coritiba chegou neste domingo (12) a Foz de Iguaçu para o período mais importante da temporada de 2014, na opinião do capitão Alex. As duas semanas a mais de preparação em relação a 2013 -- justamente o período em que o elenco vai treinar na fronteira --, poderão amenizar sensivelmente um dos problemas que mais atormentou o Alviverde no segundo semestre das duas últimas temporadas: o excesso de lesões.

"Talvez este seja o período mais importante para todos nós. A importância é vital para o ano em termos de cuidado, de adquirir o peso ideal e de ganhar força necessária", enfatiza o camisa 10, que também é um dos cabeças do movimento Bom Senso FC que, entre outros avanços do futebol brasileiro, exige um calendário mais planejado para que jogadores de todos os clubes tenham uma preparação mais adequada para as competições.

Ao todo, a pré-temporada do Coritiba, que começou semana passada, no CT da Graciosa, será de 36 dias. A equipe principal só estreia no Campeonato Paranaense na sexta rodada, dia 14 de fevereiro, diante do Rio Branco. Até lá, a equipe sub-23, comandada pelo técnico Zé Carlos e reforçada com alguns atletas do profissional, como o atacante Keirrison, jogará o Estadual.

Avaliações

O resultado desse planejamento mais dilatado o clube já está colhendo. Segundo o fisiologista Raul Osicki, enquanto que neste período dos anos anteriores o time estava prestes a estrear na temporada ainda sem condições ideais, agora toda a carga de trabalho está sendo administrada na medida certa.

"Avaliações que antes não tínhamos condições de fazer, como equilíbrio muscular, por exemplo, nessa temporada nós já concluímos e agora vamos definir as dosagens do trabalho totalmente individualizadas para cada atleta", exemplifica.

O que fará toda a diferença também para o goleiro Vanderlei. "Em termos de entrosamento, a maioria do grupo já se conhece, só chegou um jogador ou outro. Então o que a gente precisava mesmo era desse período para treinar parte física e tática com calma para buscar um ano melhor", argumenta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]