• Carregando...
Alex conversa com o preparador físico Glydiston Ananias e o técnico Marquinhos Santos: Coritiba é o único invicto no Brasileirão | Antonio More / Gazeta do Povo
Alex conversa com o preparador físico Glydiston Ananias e o técnico Marquinhos Santos: Coritiba é o único invicto no Brasileirão| Foto: Antonio More / Gazeta do Povo

Com 15 pontos em sete jogos, a campanha do líder Coritiba neste Brasileirão é disparada a melhor no Alto da Glória desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos. De 2003 para cá são oito participações na Série A e a pontuação atual só havia sido alcançada depois da 10.ª rodada.

O time do Alto da Glória é o único invicto da competição – foram quatro vitórias e três empates. Rendimento que não encontra uma comparação consistente nos últimos anos. O mais próximo disso foi em 2005, quando chegou aos 15 pontos no 10.º jogo, ostentando então a 6.ª colocação na tabela.

Curiosamente, os piores desempenhos foram nos últimos três anos em que disputou a Primeira Divisão (2009, 2011 e 2012). Nessas ocasiões, passou a marca dos 15 pontos somente após o 13.º jogo, e foi só em 2009 que conseguiu melhorar o rendimento na sequência.

Apesar do número 15 parecer insignificante no compto geral, ter chegado a ele é expressivo. Para ter uma ideia, a pontuação responde a praticamente um terço do que o Coxa fez na edição do ano passado. Em 2012, foram 48 pontos.

Ou seja, usando uma progressão com base no que já conquistou até agora, o Coritiba alcançaria a mesma marca do ano passado com 22 partidas disputadas, o que garantiria o clube na Primeira Divisão com 16 rodadas de antecedência.

Afastar qualquer possibilidade de rebaixamento tão cedo vai permitir ao Alviverde seguir com objetivos maiores, seja uma vaga na Libertadores ou mesmo o título nacional.

"O Brasileirão é muito difícil, sempre entra com umas dez equipes brigando pelo título. E estar na frente faz com que os outros times olhem com mais respeito para nós. Isso dá confiança para seguirmos vencendo. Só assim para nos mantermos na ponta da tabela", diz o goleiro Vanderlei.

Essa manutenção de ritmo já se mostrou fundamental para o próprio Coxa. Nas duas vezes em que foi rebaixado para a Série B, o desempenho despencou depois dos 15 pontos.

Em 2005, estava na sexta colocação e terminou a campanha na 19.ª posição – nesse ano eram 22 clubes participantes. Em 2009, estava em 13.º e fechou o Nacional no 17.º posto.

O próximo desafio coxa-branca para manter o embalo é contra o Santos, no domingo, às 16 h. "Eles vêm de duas vitórias e agora todos vão querer tirar pontos de nós", resumiu Vanderlei.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]