• Carregando...
 | Pedro Serapio
| Foto: Pedro Serapio

Dorival Mateus da Costa, o Toby, ex-jogador do Coritiba, morreu na madrugada desta terça-feira (3) vítima de um infarto fulminante. A informação foi confirmada pelo próprio clube, que postou uma nota de luto no site oficial do time.

O velório de Toby - que tinha 53 anos e morreu em casa - é realizado no estádio Couto Pereira, no Espaço Belfort Duarte, até às 20h e é aberto ao público. Depois disso, o corpo será cremado em cerimônia fechada para a família.

Toby é um dos grandes nomes da história do Coxa, responsável pela camisa 10 da conquista do maior título do time, o Campeonato Brasileiro de 1985. Ao jogar 28 das 29 partidas da equipe naquela competição, foi o atleta alviverde que mais entrou em campo.

Vídeo: camisa 10 em 1985, Toby falou sobre a conquista do título brasileiro. Relembre

Leia a matéria completa

“O Coritiba decreta luto oficial por três dias em homenagem a este grande nome da história coxa-branca e lamenta com pesar esta enorme perda”, diz a nota publicada pelo clube. “A diretoria administrativa coxa-branca, em nome de atletas, comissão técnica e corpo funcional, transmite suas condolências à família”.

Os 30 anos do título brasileiro do Coxa

Confira o especial sobre o aniversário do título

Biografia

Dorival Mateus da Costa, nasceu em 18 de fevereiro de 1962, em Uraí, no norte do Paraná. Ele chegou ao Coxa em 1978 por indicação de um pedreiro que fazia reparos no estádio alviverde.

Ele estreou profissionalmente no time um ano depois, contra o União Bandeirante. No mesmo ano, Toby conquistou seu primeiro título paranaense com a camisa coxa-branca.

O jogador chegou a ser emprestado ao Cruzeiro e também ao Operário de Ponta Grossa- onde fez 11 gols, em 1983, e teve a morte lamentada pelo perfil do clube nas redes sociais- e retornou ao Coritiba para sagrar-se campeão brasileiro. Em campo, sua característica era o combate, o bom posicionamento e a cautela.

Segundo a obra “Eternos Campeões”, do Grupo Helênicos, Toby despediu-se do Coxa na cidade de Santo Antônio da Platina, no Norte do Paraná, em um amistoso disputado contra a Platinense. Depois, foi transferido ao Bangu, onde jogou por quatro temporadas. Ainda passou pelo Vitória da Bahia, pelo Juventus de Jaraguá do Sul, Iraty e Sinop.

Velório de Toby foi realizado no Couto Pereira.Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

A vitória na visão de Toby

Toby também deixou seu legado fora dos campos. Em 2012 – quando o clube completou 103 anos –, o jogador lançou o livro Coritiba, Campeão Brasileiro de 1985, na visão do campeão Toby, em que conta detalhes dos bastidores e curiosidades da campanha da maior conquista da história do clube.

Na obra, o ex-jogador narrou, com a colaboração do jornalista Hélio Marques, pormenores das concentrações, treinos e até as brigas durante os 29 jogos da vitoriosa campanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]