• Carregando...
 | Montagem
| Foto: Montagem

A semana que antecede o Atletiba promete muita tensão entre os tradicionais adversários: enquanto os resultados de fim de semana aliviaram a barra do Atlético, que com a vitória sobre o Corinthians se afastou cinco pontos da temida zona da degola, o revés alviverde contra o Internacional derrubou a equipe para a lanterna do Brasileirão. Com o resultado do clássico, entretanto, tudo pode mudar.

Confira aqui as chaves que podem determinar o sucesso ou o fracasso no clássico do próximo sábado (4), no Couto Pereira:

Atlético

Visitante

Para sobressair-se ao rival, o Atlético terá que desafiar o péssimo retrospecto do time atuando como visitante no atual Brasileirão, condição em que conquistou apenas 25% dos pontos disputados: em 12 partidas fora de casa, o Furacão venceu somente duas, empatou outras três e perdeu as sete restantes.O retrospecto recente é ainda pior. Nas últimas sete partidas longe de seus domínios, os rubro-negros perderam seis e empataram uma — o último pontinho fora da Arena veio na 15ª rodada, no empate com o Sport, na Ilha do Retiro. A última vitória, então, é mais distante: 2 a 1 sobre o Flamengo, no Maracanã, ainda pela 10ª rodada, no mês de julho.

Coutinho/Marcelo

Após marcar o primeiro gol da vitória do Atlético sobre o Flamengo, pela 10ª rodada, o atacante Douglas Coutinho não apenas ajudou o Furacão a vencer os cariocas por 2 a 1, fora de casa, como terminou a rodada como um dos artilheiros da competição, com cinco gols.O companheiro de time e de ataque, Marcelo, foi eleito a revelação do Brasileiro 2013. Na ocasião, o jogador anotou oito gols e ainda ajudou o colega Ederson a consagrar-se artilheiro da disputa, com 21 gols, em campanha que classificou o Furacão para a Libertadores daquele ano.A performance da dupla Coutinho e Marcelo, entretanto, caiu de produção no decorrer da atual Série A: enquanto Coutinho marcou seu último tento na vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, pela 14ª rodada, Marcelo tem, até o momento, simplórios quarto gols na artilharia. Quem garantiu a última vitória do time, aliás, foi o também atacante Cléo.O retorno do faro de gol da dupla Marcelo/Coutinho pode ser um dos caminhos do triunfo no Couto Pereira.

Manter a pegada

Jogadores, comissão técnica e torcedores foram uníssonos ao decretar, após a partida, as chaves da vitória do Atlético sobre o Corinthians, no último domingo (28), na Arena: garra, união e entrega."Foi um jogo em que todos se doaram. A chave da vitória é esta: o comprometimento e a união de todos. E não tem que ser só hoje. Tem que continuar", afirmou o treinador Claudinei Oliveira após o jogo, indicando um dos caminhos para a vitória no Atletiba.

Coritiba

Falhas da defesa

No último domingo (28), no Beira Rio, um lance em especial caracterizou o atual momento vivido pela defensiva alviverde no Brasileirão: aos 43 minutos da etapa inicial, quando o Inter já vencia por 2 a 1, o meia colorado Alex recebeu bola na intermediária e fez lançamento longo para o companheiro Eduardo Sasha. Ainda que antecipado na jogada, o lateral direito Norberto se perdeu no quique da bola, e viu Sasha apenas tirar de Vanderlei, que nada pôde fazer.Enquanto o colorado celebrava o terceiro gol, outra cena chamou a atenção dos coxa-brancas: Norberto estirado no chão e acima dele o goleiro Vanderlei, com os braços abertos, sem entender a falha primária do companheiro. O jogo terminou em 4 a 2 para os gaúchos.Apesar de não estar entre as piores defesas da Série A — das equipes da ZR, por exemplo, é a que menos levou gols (28) — as falhas da zaga têm sido ingrediente fundamental na atual condição de lanterna do Coxa. Fator que terá que ser revertido contra o Furacão.

O peso da lanterna

"A lanterna é sempre difícil", resumiu o volante Hélder, após a derrota para o Inter, no último domingo, que derrubou o Coxa novamente para a última posição do campeonato.Anteriormente, a equipe havia dormido a 14ª e a 15ª rodadas na incômoda condição. Além de ser o time que mais tempo passou na ZR (21 rodadas), o retorno à derradeira colocação na zona de risco, justamente na reta final da disputa, pode representar um duro golpe no psicológico dos comandados de Marquinhos Santos.

Esquecer o extracampo

No último dia 11 de setembro, o atacante Zé Love escancarou, em sua conta no Twitter, o atraso salarial do elenco coxa-branca que, segundo o jogador, em alguns casos chegava a três meses."Nós, os jogadores, estamos comprometidos em tirar o Coritiba desta situação, mas a diretoria tem que nos ajudar fora de campo e cumprir suas obrigações", declarou o polêmico jogador, que recebeu o apoio de outros membros do elenco, inclusive do capitão Alex.Atualmente, a informação é de que estão em débito os meses referentes a julho e agosto. Durante a preparação da semana no Alto da Glória, apesar de importantes, os problemas extracampo terão que ser deixados de lado, caso o time queira entrar 100% focado em bater o rival rubro-negro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]