• Carregando...
Presidente Rogério Bacellar no lançamento do código de condutas do Coritiba. | Antônio More/Gazeta do Povo
Presidente Rogério Bacellar no lançamento do código de condutas do Coritiba.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Segunda-feira (14) o Coritiba divulgou seu código de condutas. O manual surge no ano seguinte ao que o clube enfrentou uma série de polêmicas nos bastidores que tiveram influência em campo: as conversas entre dirigentes no Whatsapp que minaram a cúpula alviverde e a doação de R$ 200 mil à campanha de Ricardo Gomyde à presidência da Federação Paranaense de Futebol - ambos os casos foram alvos de investigação do Conselho Deliberativo -, além das duas tentativas da torcida de invadir o vestiário do Couto Pereira.

Na berlinda? Kleina vai para o Atletiba com respaldo da diretoria do Coritiba

Leia a matéria completa

O lançamento contou com a presença do procurador do Ministério Público Federal Deltan Dallagnol, que coordena as ações da força-tarefa na Operação Lava Jato nas investigações de corrupção no governo federal.

As regras anunciadas pelo Coxa valem para todos os funcionários, diretoria e jogadores, bem como a todos os envolvidos com o clube. Qualquer pessoa pode denunciar infrações na gerência do Coxa pelo www.condutacoxabranca.com.br ou pelo telefone 0800-642-1909.

A Gazeta do Povo selecionou as 20 principais regras do código.

Propina

Não é permitido prometer, oferecer, fornecer ou receber propina, suborno ou qualquer tipo de vantagem indevida de agente público ou terceiro a ele relacionado.

Receitas

Todos os recursos e receitas do clube devem ter origem lícita, e devem ser direcionados a um fim específico, respeitando o disposto em orçamento.

Atos ilegais

Não é permitido financiar, custear, patrocinar ou de qualquer modo subsidiar atos ilegais, ou utilizar intermediários, sejam pessoas físicas ou jurídicas, para mascarar os reais receptores de benefícios ou vantagens indevidas.

Interesses particulares

Na gestão dos negócios, nas contratações de fornecedores ou de colaboradores e na realização de contratos com atletas, empresários e patrocinadores, nós devemos estar sempre atentos para que motivações pessoais e interesses particulares não influenciem a tomada de decisões que sejam contrárias aos interesses do clube. Sempre que uma situação que possa caracterizar conflito de interesses for identificada é dever dos colaboradores interromper suas ações e comunicar o o clube.

Guia do Atletiba: 10 coisas para ficar de olho no clássico de domingo

Leia a matéria completa

Diárias

A hospitalidades, isto é, refeições, hospedagem e transporte, apenas podem ser aceitas ou oferecidas no contexto das atividades profissionais, não podendo ser luxuosas e devendo ser registradas.

Ingressos

A disponibilização de ingressos, permissões de acesso ou quaisquer outras bonificações deve ter como objetivo o desenvolvimento de negócios ou a promoção do clube e de sua marca. Este procedimento é de responsabilidade e administração do Departamento de Marketing do clube.

Doações

As contribuições para campanhas, partidos políticos ou candidatos a cargos públicos são proibidas e não devem ser feitas em nome do Coritiba FC. No caso de doações de caráter social, deve ocorrer a homologação prévia da entidade.

Conteúdos impróprios

Notebooks, celulares e outros equipamentos adquiridos com recursos do Coritiba FC são patrimônio do Clube e jamais devem ser utilizados para acesso a conteúdos impróprios, pornográficos ou ilegais. Assim como os e-mails corporativos e demais ferramentas de comunicação, estes equipamentos podem ser auditados a qualquer tempo, não devendo haver expectativa de privacidade em sua utilização.

Viagens

Caso haja a necessidade de realizar viagens, deslocamentos ou outras despesas vinculadas ao exercício da função, estas devem ser compatíveis com a necessidade do negócio e de valores razoáveis.

Patrimônio

Em negociações para patrocínio ou investimento no clube, devemos prezar por nossa independência e autonomia, não nos influenciando por fatores externos ou interesses pessoais

Pirataria

É nosso dever apoiar o clube no combate a atos de pirataria e informar ao Departamento Jurídico do clube sobre qualquer situação identificada, para que sejam tomadas as devidas providências legais.

Informações confidenciais

Quaisquer dados e informações confidenciais necessitam ser armazenados de forma segura e não devem ser apagados, destruídos, compartilhadas com terceiros ou discutidos em local público. Como precaução, medidas simples podem ser adotadas, tais como cuidar da circulação de documentos impressos, utilizar senhas de acessos nos computadores e evitar diálogos sobre temas sensíveis em aeroportos, restaurantes, eventos sociais ou outros com grande concentração de pessoas, além de seguir as orientações específicas do clube sobre o tema.

Redes sociais

O Clube respeita a livre opinião de seus colaboradores, porém solicita a todos que ao manifestarem-se nas redes sociais preservem o Coritiba FC e abstenham-se de posicionamentos hostis ou debates desagregadores.

Benefícios pessoais

Toda contrapartida, que seja recebida ou que se possa oferecer a um patrocinador, deve ser definida em contrato e devidamente registrada, não sendo admitida a obtenção de benefícios pessoais em qualquer circunstância.

Doping

Estimulamos a adoção de hábitos de vida saudável, buscando que os jogadores respeitem o próprio corpo, preservando sua integridade física e mental. Combatemos e repudiamos o uso de drogas, álcool, e qualquer substância ou método proibido que melhore artificialmente o desempenho em campo, buscando promover programas para prevenção, informação e educação antidoping.

Negociações

Coritiba FC entende que toda e qualquer negociação deve ser realizada e especialmente concluída em ambiente adequado, tendo o devido registro e rastreabilidade.

Manipulação de resultados

O Coritiba FC não aceita quaisquer condutas de seus colaboradores que objetivem adulterar ou definir antecipadamente o resultado de jogos ou campeonatos

Eleição da Federação e CBF

Em processos eleitorais desportivos o Coritiba FC poderá adotar posicionamento e oferecer apoio, inclusive financeiro, a determinado candidato, realizando o devido registro contábil e observando as legislações e regulamentos aplicáveis.

Áreas restritas à torcida

Como forma de promover a segurança, os sócios e torcedores poderão transitar apenas pelas áreas comuns e de livre acesso do Clube, sendo vedado qualquer ingresso em áreas restritas sem as devidas autorizações.

Perturbação do sossego

Coritiba FC tem grande identificação com o Alto da Glória e convida não apenas seus colaboradores, mas também a sua torcida a preservarem a ordem no entorno de seu estádio e a respeitarem comunidade presente na região, bem como a tomarem tais cuidados nas proximidades dos seus Centros de Treinamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]