• Carregando...
 | /
| Foto: /

Nenhum gênero musical é tão próximo do futebol quanto o samba. Nesta quarta-feira (2), quando é comemorado o Dia Nacional do Samba, relembre algumas das melhores gravações que misturam os dois fenômenos culturais brasileiros.

O bom de bola – Dicró

O impagável compositor carioca, falecido em 2012, conta como ensinou Pelé a jogar bola. “Solta a bola mané/Vou lhe contar quem eu sou/Fui eu quem ensinei ao Pelé/Tocar bola no pé”. O sambista satírico tira onda ainda com outros craques consagrados, como Zico, Dinamite e Garrincha.

A taça do mundo é nossa – Wagner Maugeri, Victor Dago e Lauro Muller

A marchinha, uma das vertentes do samba, celebra o primeiro título mundial do Brasil, conquistado na Suécia, em 1958. O refrão de quase 60 anos gravado pelos Titulares do Ritmo é tão simples quanto irresistível: “A taça do mundo é nossa/Com o brasileiro/ Não há quem possa”.

Camisa 10 – Luiz Wagner

Em 1973, Luiz Wagner conseguiu em ritmo de samba detonar a seleção brasileira do técnico Zagallo, às voltas com a preparação para a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. “Desculpe, seu Zagallo/Mexe nesse time que tá muito fraco”, diz a música recheada de referências aos convocados da época.

Povo feliz (Voa canarinho, voa), Júnior

O Brasil da Copa do Mundo de 1982, na Espanha, foi talvez uma das seleções que mais mostrou identificação com o ritmo popular. Tanta que o lateral-esquerdo Júnior gravou a composição que foi a mais tocada naquela temporada. De letra simplória, e refrão ganchudo, marcou época.

O campeão (Domingo, eu vou ao Maracanã) – Neguinho Beija-Flor

Neguinho da Beija-Flor compôs um samba que se tornou hino não-oficial do Maracanã. O refrão explosivo que termina em “Mengo” foi adaptado por todas as torcidas do Rio de Janeiro e mesmo fora do estado. Ninguém retratou tão bem a empolgação de um torcedor em dia do jogo.

Ponta de Lança Africano (Umbabarauma) – Jorge Ben

Jorge Ben, depois Benjor, foi o autor mais profícuo na mistura entre samba e futebol. Em quantidade e qualidade. Além do clássico samba-rock que narra sobre um mítico avante africano, compôs pérolas como Fio Maravilha, Zagueiro, Camisa 10 da Gávea, Cadê o Pênalti etc.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]