• Carregando...

O presidente do Coritiba, Giovani Gionédis, anunciou nesta terça-feira que mesmo diante da indicação da Kyocera Arena como candidata a sub-sede da Copa do Mundo de 2014, o clube irá construir um novo estádio. O dirigente aproveitou a desistência da Federação Paranaense de Futebol em reformar o estádio Pinheirão e reiterou o pedido de arrendamento da área onde hoje está construído o Pinheirão, que foi feito no mês passado, para que ali seja construída a nova praça esportiva alviverde.

Segundo Gionédis, em entrevista por telefone à Gazeta do Povo Online, o Coxa irá construir um novo estádio, independentemente da Copa do Mundo. "O Coritiba vai construir e ponto. Deixamos passar essa fase de Copa do Mundo, porque o Moura (Onaireves Moura, presidente da FPF) tinha um projeto próprio. O que o Coritiba apresentou e solicitou hoje foi a reiteração do pedido para que a FPF conceda, como fez com o Atlético e o Paraná, a locação da área por 100 anos". O atual Pinheirão seria demolido.

Conseguindo o direito de usar a área, o Coritiba iniciaria imediatamente a construção do seu novo estádio. "Teremos autonomia para fazer o que quiser ali. Ergueremos uma arena multi-eventos totalmente coberta que seria a mais moderna do Brasil (com capacidade para 45 mil pessoas). Já temos o investidor e assim que a FPF ceda o local, começamos a construir imediatamente. Não só o novo estádio, mas todo um complexo em seu entorno". O projeto, que está pronto – segundo Gionédis – será apresentado a todos assim que o clube receber o "ok" da Federação.

A empreitada traria lucro para todos, segundo Gionédis. "É uma área que já está destinada para a prática esportiva, mas está ociosa. Nosso projeto beneficiaria todos os clubes, já que a FPF deixaria de ter prejuízos com o abandono do Pinheirão, teria lucro com a renda da locação da área e poderia ajudar todos os clubes".

E o Couto?

Questionado sobre a insatisfação de muitos torcedores do Coritiba em relação ao "esquecimento" que sofrerá do atual estádio do time (Couto Pereira), Gionédis se irritou. "Parece que a imprensa sempre quer criar um fato ruim. O projeto do novo estádio foi aprovado por 100% dos membros do Conselho Administrativo e a partir disso, com o projeto pronto, apresentaremos para o Conselho Deliberativo. Não se pode pensar no passado. Será uma agregação de valores ao patrimônio do clube. O Couto já é do Coritiba e não será abandonado. O time passará a ter uma nova fonte de renda. É um ganho".

Vale lembrar que a proposta do estádio foi aprovada por estes cosnelheiros quando ela ainda previa o local como candidato à ser uma das sub-sedes da Copa.

E a Copa?

Gionédis se esquivou sobre a briga para decidir quem cederia o palco para os jogos da Copa do Mundo de 2014. "Não entro nessa briga. É um desperdício construir um estádio para apenas quatro jogos. Para mim esse foi o erro básico da FPF que pensou assim. Um estádio só serve para se jogar futebol".

Mas, mesmo assim, o dirigente não deixa de lado o interesse de aproveitar um possível fracasso do rival. "Temos que ter um estádio que atenda aos encargos. Quem vai construir uma casa nova, vai fazer ela com calefação e ar condicionado. Antigamente isso não existia. Nosso estádio estará perfeitamente adequado. Compete ao Atlético transformar o papel em realidade. Se ele não conseguir, aí é outro problema", concluiu Gionédis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]