• Carregando...
Trecho da Marechal Deodoro foi retirado na edição 2008 da Maratona de Curitiba | Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
Trecho da Marechal Deodoro foi retirado na edição 2008 da Maratona de Curitiba| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

No domingo (23), a edição de 2008 da Maratona de Curitiba trará importantes alterações no trajeto dos 42km195m de prova. A modificação, a mais significativa desde a criação da prova em 1993, promete baixar o tempo final do vencedor. A modificação do percurso atende a uma das principais reclamações dos atletas: o longo trecho da Marechal Floriano Peixoto, que muitas vezes ficava deserto e se tornava monótono. "Era uma região inóspita, com poucas árvores e muitas subidas.

O corredor desanimava ainda mais quando avistava os primeiros colocados já fechando a prova do outro lado da avenida", explica o responsável técnico pela prova João Negrão. Para contornar essa situação, um demorado estudo de 11 meses foi realizado para que o trajeto fosse modificado. "Para tirar uma quadra da prova, por exemplo, tivemos que encontrar um local com a mesma medição e respeitando a condição de corrida. Não podíamos colocar uma subida seguida de outra, por exemplo," lembrou. Com o novo trajeto, novos bairros, como o Novo Mundo, serão contemplados com a passagem do pelotão. Outra vantagem será o percurso em reta da via-rápida Portão-Centro -confira o novo percurso.

Emoção na chegada

João Negrão confirmou ainda outra mudança significativa no trajeto. Os metros finais, antes realizados dentro do Passeio Público, na região central de Curitiba, foram excluídos. "O corredor chegava desmotivado ao passeio público porque não conseguia enxergar a linha de chegada. Mudamos isso. No fim da prova terá um retão de 1.600 metros na Barão do Cerro Azul e o participante poderá olhar a linha de chegada de longe", garantiu.

CBAt fará medição oficial do percurso

No sábado (22), véspera da Maratona de Curitiba, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) fará a medição oficial do percurso da prova. Com uma bicicleta um membro na entidade irá percorrer os 42km195m de prova. A medição é uma exigência da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). A avaliação, feita em Curitiba, é a mesma realizada na Maratona de Nova Iorque, no início de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]