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Uma mudança de roteiro do Nordeste para o Centro-Oeste e Norte do país pode ter deixado o percurso um pouco mais perigoso no Rally dos Sertões de 2005. Os locais são propícios a acidentes, mas, conforme matéria do jornal Gazeta do Povo desta terça-feira, os pilotos têm plena consciência disso.

Um fato curioso, porém comum, obrigou os pilotos a reduzir a velocidade e aumentar a atenção. Os competidores tiveram de ultrapassar uma boiada, tocada com toda a calma por um boiadeiro, no caminho entre Goiânia e Aruanã, em Goiás. Nos próximos dias, o desafio será o isolado Deserto do Jalapão, em Tocantins.

A principal preocupação dos organizadores é com o alto risco de acidentes. As etapas que acontecem no deserto do Jalapão são as mais perigosas, já que o acesso é muito complicado. Segundo os organizadores, mesmo utilizando um helicóptero, o translado entre o local do acidente e um hospital pode demorar até duas horas.

Os competidores devem chegar ao deserto do Jalapão nos dias 4 e 5 de agosto. É a primeira vez que o Rally passa por esta região e todos os pilotos foram orientados a tomar cuidado com as "armadilhas" do terreno irregular. Nas primeiras etapas, dois carros já capotaram, mas felizmente nenhum piloto sofreu ferimentos graves.

O piloto Kléver Kolberg, conhecido por representar o Brasil diversas vezes no Rally Paris-Dacar, sofreu um grave acidente na edição do ano passado do Sertões. "É uma prova da segurança dos carros. Poderia ter acontecido algo bem pior naquele dia, se não fosse a estrutura do equipamento", admitiu Kolberg à reportagem da Gazeta do Povo.

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