• Carregando...
 | Bruno Domingos / Reuters
| Foto: Bruno Domingos / Reuters

Classificação final do Mundial de Pilotos

1. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 98 pontos2. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 973. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 754. Robert Kubica (POL/BMW) - 755. Fernando Alonso (ESP/Renault) - 616. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 607. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 538. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso) - 359. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 3110. Timo Glock (ALE/Toyota) - 2511. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 2112. Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - 1913. Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1714. Rubens Barrichello (BRA/Honda) - 1115. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 916. David Coulthard (ESC/Red Bull) - 817. Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - 418. Jenson Button (ING/Honda) - 319. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - 020. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 0

  • Massa, aos prantos, comemorou a vitória como um desabafo. Título ficou com Hamilton por um ponto
  • Chuva que caiu no autódromo de Interlagos deixou o futuro da corrida como uma incógnita e mexeu com a emoção da torcida
  • Vettel, na perseguição a Hamilton. Momentos de pura emoção, nas voltas finais do GP Brasil
  • Massa, chorando, comemorou a vitória no GP Brasil. Tírulo ficou com Hamilton
  • Ao terminar a corrida, como campeão da temporada, Hamilton foi saudado por Button e Kovalainen
  • Massa comemorou como pôde, mas era difícil esconder a decepção pela perda do título
  • Mecânicos da McLaren posam com o campeão Lewis Hamilton
  • Não deu para segurar o chôro
  • Nelson Piquet se envolveu em um acidente no
  • No mesmo acidente que Piquet, Couthard dá adeus à Fórmula 1. O piloto se aposentou ao final desta temporada

Veja como foi o ano para Massa e HamiltonDiante de uma torcida apaixonada em Interlagos, Felipe Massa fez o que tinha de fazer. O brasileiro da Ferrari ganhou o GP do Brasil após comandar a prova de ponta a ponta. Ganhou, mas não levou. Por uma questão de segundos. A três curvas do fim de uma corrida dramática, Lewis Hamilton pulou da sexta para a quinta posição e fez história no quintal de seu maior adversário. Sob vaias, o inglês da McLaren se tornou, aos 23 anos, o mais jovem piloto e o primeiro negro a conquistar um título da Fórmula 1.

Nas últimas voltas, com o retorno da chuva, os brasileiros que lotavam o autódromo viram duas reviravoltas incríveis. Hamilton foi ultrapassado pelo alemão Sebastian Vettel, criando pela primeira vez no domingo um cenário de título para Massa. A euforia da Ferrari durou apenas alguns segundos. Para ser campeão, o inglês precisava retomar a quinta posição. O feito aconteceu a três curvas do fim, quando Vettel e Hamilton, de uma só vez, ultrapassaram o alemão Timo Glock, que não tinha parado nos boxes para colocar os pneus de pista molhada.

Com apenas um ponto de vantagem para o rival, o inglês calou Interlagos. Calou apenas por alguns instantes, porque o silêncio logo deu lugar às vaias. Ainda assim, Hamilton fecha a temporada com o título e a certeza de que é capaz de controlar a ansiedade em momentos decisivos. Durante a maior parte da corrida, ele foi cauteloso e se manteve distante dos rivais, tanto à sua frente como atrás. No fim, viveu momentos de tensão, mas o último sentimento foi de alívio e alegria, com um abraço emocionado na família.

A corrida

Na largada, Massa escapou na frente e as posições se mantiveram na primeira curva. Preocupado em não atrapalhar Hamilton, Kovalainen perdeu lugar para Vettel e Alonso. Com menos de uma volta, o fim de uma carreira: David Coulthard, da RBR, tocou a traseira de Nelsinho Piquet, rodou e deixou a prova. O brasileiro também abandonou, e o safety car foi acionado, aumentando ainda mais a carga de drama no início do GP.

Após três voltas, ainda com a pista molhada, os pilotos voltaram a acelerar e a corrida prosseguiu. Alonso atacava Vettel, mas Hamilton mantinha a cautela, ciente de que a quarta posição lhe daria o título.

Na décima volta, Alonso, Webber, Vettel e Rubinho foram para os boxes e colocaram pneus secos. Logo depois, Massa seguiu o mesmo caminho. Desta vez, com o pirulito manual, para evitar a lambança eletrônica de Cingapura. Aos poucos, os outros pilotos fizeram o mesmo, inclusive Hamilton.

Em meio a um festival de deslizadas na pista, o cenário era perfeito para Massa. Na 12ª volta, o brasileiro liderava a prova, e Hamilton estava em sétimo. O inglês passou a sexto logo depois, ultrapassando Trulli.

Na volta de número 17, com uma bela ultrapassagem, o inglês deixou Fisichella para trás e voltou para sua zona de conforto, em quinto lugar.

Àquela altura, quem voava na pista era Sebastian Vettel, então segundo colocado. Na volta 21, ele fez o melhor tempo até aquele momento, virando em 1m14s565, nos calcanhares de Massa. O brasileiro deu o troco logo depois, com 1m14s161. O alemão fez sua segunda parada, e Alonso assumiu a segunda posição. Hamilton pulou para quarto e não era ameaçado por ninguém.

O inglês estava tão à vontade que roubou de Massa a volta mais rápida, com 1m14s159. A alegria durou pouco, porque Timo Glock, então quinto colocado, virou em 1m14s057. Na volta seguinte, Massa retomou o posto de mais veloz da tarde, com 1m13s755.

Na 36ª volta, Massa foi para a segunda parada e os outros pilotos o seguiram, criando uma dança das cadeiras nas posições. Após os reabastecimentos, Massa retomou a ponta, pressionado por Vettel, e Hamilton se manteve num confortável quarto lugar.

As posições se mantiveram até a 63ª volta, quando a chuva voltou. A oito voltas do fim, o drama aumentou em Interlagos. Todos os pilotos estavam com pneus de pista seca, o que aumentava o risco de um acidente. A torcida brasileira, obviamente, secava Hamilton, que passou a sofrer com a pressão de Vettel.

Raikkonen e Alonso pararam. Logo depois, a quatro voltas do fim, Hamilton e Massa foram para os boxes. O inglês gastou 6.1s na parada e voltou em quinto, enquanto o brasileiro ficou parado 5.5s e manteve a ponta.

O desfecho foi eletrizante. A torcida era para que Vettel ultrapassasse Hamilton nas últimas voltas, o que de fato aconteceu. Mas o britânico pegou carona com o próprio Vettel e os dois ultrapassaram de uma vez Timo Glock, na manobra que decidiu o campeonato e jogou um balde de água fria em Interlagos.

Classificação do GP do Brasil após 71 voltas:

1. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1h34m11s435 - média de 194,866 km/h

2. Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 13.298

3. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 16.235

4. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso) - a 38.011

5. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 38.907

6. Timo Glock (ALE/Toyota) - a 44.368

7. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 55s074

8. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 1min08s463

9. Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 1min19s666

10. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 1 volta

11. Robert Kubica (POL/BMW) - a 1 volta

12. Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 1 volta

13. Jenson Button (ING/Honda) - a 1 volta

14. Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - a 1 volta

15. Rubens Barrichello (BRA/Honda) - a 1 volta

16. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 2 voltas

17. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 2 voltas

18. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - a 2 voltas

Abandonos

Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - volta 1

David Coulthard (ESC/Red Bull) - volta 1

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]