• Carregando...
Fogos de artifício cortam o céu de Pequim durante a Cerimônia | TIMOTHY C. CLARY/AFP
Fogos de artifício cortam o céu de Pequim durante a Cerimônia| Foto: TIMOTHY C. CLARY/AFP
  • Hino Nacional da China é cantado na festa de abertura dos Jogos Olímpicos
  • A principal atração da cerimônia é o uso de 11.456 fogos de artifícios lançados do lado de fora do estádio
  • Festa de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim
  • Bailarino voa no centro do estádio, durante festa de abertura dos Jogos Olímpicos
  • Ainda com os tambores, participantes fazem uma coreografia sincronizada com baquetas iluminadas e cantam
  • No centro do estádio, são formados os cinco anéis olímpicos em luzes brancas
  • Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim começa com 2.008 tambores sendo tocados
  • Com tambores, participantes fazem coreografia sincronizada com baquetas iluminadas e cantam

Os Jogos Olímpicos de Pequim começaram na sexta-feira com uma cerimônia de abertura dramática, com um elenco de milhares de pessoas guiadas pelo renomado diretor de cinema chinês Zhang Yimou.

A performance, que começou com tambores poderosos, celebrou as artes e as conquistas da China Imperial, mas omitiu o conturbado século 20. Confira outros destaques:

# Uma companhia de artistas cantou o provérbio confuciano "Amigos vieram de longe, como estamos felizes".

# Acrobatas voaram sobre o estádio, e uma dançarina relembrou as cavernas de Dunhuang, pintadas nas dinastias Wei e Tang, quando caravanas de camelos percorriam a Estrada da Seda. Muitos vêem a dinastia Tang como a idade de ouro da China, quando ela era próspera e aberta para o mundo.

# Remadores vestidos com robes azuis imitaram marinheiros que viajaram entre o sudeste da Ásia e a costa de Fujian, no sul da China. Seus remos viraram velas, pintadas com "navios do tesouro" do almirante Zheng He, que chegou à África na dinastia Ming.

# Dançarinos batendo pedaços de bambu representaram alguns dos mais antigos registros da China, cujas delicadas pinceladas estão preservadas em tiras de bambu com mais de 2.000 anos de idade.

# Blocos cinzentos e ondulantes simbolizaram os blocos de impressão da antiga China, onde foram inventados os tipos móveis.

# Também foi representada a Grande Muralha, defesa fronteiriça cujo trecho Badaling, perto de Pequim, é um símbolo nacional.

# Pinturas de paisagens e cenas de vida na corte foram projetadas num gigantesco pergaminho aberto no chão do estádio, ao som de músicos tradicionais.

# Faltaram referências à dinastia Qing, quando potências ocidentais fizeram incursões no império que se desintegrava, ou então ao século 20, quando uma guerra civil, uma invasão japonesa e o regime maoísta provocaram grave pobreza na China.

# Crianças em trajes típicos de 56 grupos étnicos chineses levaram a bandeira nacional pelo estádio. Um casal de cada grupo étnico cantou o hino chinês durante o hasteamento da bandeira, ilustrando a pretendida unidade da China sob o regime de partido único.

# Três astronautas "voaram" no estádio. A China já enviou três homens ao espaço e pretende lançar outra missão tripulada neste ano.

# A cerimônia terminaria com uma ode à recuperação ambiental da Terra e com uma celebração da água, questões importantes num país que enfrenta graves problemas de poluição ambiental e perda de terras aráveis, após quase três décadas de reformas econômicas.

# Um globo brilhante lembrou o ideal olímpico de harmonia e a crescente importância da China no mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]