• Carregando...
Com a medalha de ouro em Pequim-2008,astros da NBA recuperam hegemonia no basquete olímpico, após o surpreendente bronze em Atenas-2004 | REUTERS/Lucy Nicholson
Com a medalha de ouro em Pequim-2008,astros da NBA recuperam hegemonia no basquete olímpico, após o surpreendente bronze em Atenas-2004| Foto: REUTERS/Lucy Nicholson

Os superfavoritos Estados Unidos conquistaram a medalha de ouro do torneio masculino de basquete com uma vitória sobre a Espanha, campeã mundial, por 118 a 107, em uma final épica no domingo (24).

Os astros norte-americanos, milionários jogadores da NBA, pularam abraçados em roda sobre o círculo central, feito crianças, depois do apito final. Enquanto isso, ouviam-se os gritos de "USA! USA!" do público, calculado em 18.000 pessoas.

"Os Estados Unidos estão no topo novamente", disse LeBron James a repórteres. Em Atenas-2004, o basquete masculino do país foi bronze.

"Meus respeitos para a Espanha. Eles foram inacreditáveis. Tínhamos um plano de jogo e eles se contrapuseram a nós com jogadas incríveis", acrescentou.

"O jogo não acabava nunca. E estou vendo todo o jogo de novo na minha cabeça. Ficará para a história como um dos maiores."

Os espanhóis, atuais campeões mundiais, ficaram 14 pontos atrás na primeira metade de jogo, mas conseguiram diminuir para dois quando Rudy Fernandez acertou um arremesso de três pontos a 8min13 do fim.

Desafiado, Kobe Bryant marcou duas vezes de três, fazendo gesto de "silêncio" depois que o segundo arremesso devolveu aos Estados Unidos a vantagem de oito pontos, faltando 3min10.

Bryant, que completou 30 anos, marcou 20 pontos. "O que vocês viram hoje foi um time", disse o jogador. "Todo mundo fala sobre os jogadores "arrogantes" da NBA, mas o que vocês viram foi a gente encarando situações difíceis e trabalhando juntos para superá-las."

O único a rivalizar com Bryant pelos gritos das arquibancadas foi outro jogador, mas do futebol: o inglês David Beckham, ao lado da quadra e com o rosto estampado pelo telão da arena.

Dwyane Wade foi o cestinha da final, com 27 pontos. Fechou a partida celebrando com um gesto de "atirador" e rosnando um desafio em direção às arquibancadas.

Os norte-americanos, relegados ao bronze em Atenas-2004, somam agora 13 títulos no torneio olímpico masculino de basquete.

Os espanhóis também se abraçaram forte no fim da partida. Fernández marcou 22 pontos e Paul Gasol, companheiro de Bryant no Los Angeles Lakers, fez outros 21.

"Devemos estar orgulhosos do que apresentamos", disse Gasol. "Foi um jogo muito duro. E nunca desistimos."

A Argentina, campeã em Atenas-2004, foi bronze, com 87 a 75 sobre a Lituânia, na preliminar. Os argentinos não tiveram Manu Ginóbili, que sofreu uma torção de tornozelo. Carlos Delfino liderou a Argentina na vitória contra os lituanos, marcando 20 pontos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]