• Carregando...
Michael Phelps levou o ouro nos 200m livre | KAI PFAFFENBACH/REUTERS
Michael Phelps levou o ouro nos 200m livre| Foto: KAI PFAFFENBACH/REUTERS

Você em Pequim: Mande fotos das suas experiências durante os Jogos Olímpicos

Michael Phelps levou o ouro nos 200m livre, terça-feira, para entrar na galeria dos grandes campeões olímpicos ao igualar o recorde de nove títulos na carreira.

O norte-americano chegou ao terceiro ouro e ao terceiro recorde mundial em três dias de disputa nos Jogos de Pequim e se juntou a seus compatriotas Carl Lewis e Mark Spitz, ao finlandês Paavo Nurmi e à ginasta soviética Larysa Latunina no topo da lista dos maiores campeões olímpicos de todos os tempos.

Phelps, recordista mundial ndos 200m livre e buscando uma marca sem precedentes de oito medalhas de ouro em uma única Olimpíada, está literalmente fora da vista de seus rivais no Cubo D'Água.

Ele terminou a prova com um corpo de vantagem, chegando com 1m42s96 - quebrou seu recorde mundial em inacreditáveis 0s90. O sul-coreano Park Tae-hwan ficou com a prata e o norte-americano Peter Vanderkaay, com o bronze.

Aos 23 anos, Phelps ganhou seu primeiro ouro no estilo livre, depois do sucesso no borboleta e no medley. Agora é também o primeiro nadador a conquistar cinco títulos individuais.

Para Phelps, depois dos 100 metros foi "água aberta": "Estando na raia de fora, até então os outros não podiam me ver."

"Sei que Park poderia ser forte nos últimos 50 metros e por isso eu tinha que me manter focado e concentrado."

Spitz, cujo recorde de sete ouros em uma única Olimpíada parece incrivelmente perto de ser quebrado pelo fenômeno de Baltimore - que ainda tem cinco provas -, venceu cinco revezamentos e quatro ouros individuais em sua carreira.

Phelps ganhou seis ouros em Atenas, quatro anos atrás, mas ficou apenas com o bronze no estilo livre, atrás do australiano Ian Thorpe e do holandês Pieter van den Hoogenband, na prova chamada de "corrida do século".

Thorpe se aposentou da natação, ao passo que Van de Hoogenband agora se concentra nos 100m livre, liberando Phelps para levar a natação a um outro patamar.

"Ele foi incrível", disse Peter Vanderkaay, comentando a performance do colega Phelps nos 200m livre. "É ótimo que tenhamos ganho duas medalhas. Foi muito bom para nossa equipe, nesta manhã."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]