• Carregando...
Michael Phelps se tornou o maior atleta olímpico de todos os tempos com os oito ouros em Pequim | Ho / Reuters
Michael Phelps se tornou o maior atleta olímpico de todos os tempos com os oito ouros em Pequim| Foto: Ho / Reuters

Eles correram, nadaram, pedalaram... mais rápido que todos. Durante 16 dias, os melhores atletas do mundo superaram seus limites para conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim e 302 deles atingiram a meta. Mas, além de subir ao lugar mais alto do pódio, eles queriam mais: ao todo, os Jogos Chineses tiveram 175 recordes batidos, sendo 132 olímpicos e 43 mundiais.

Das 204 delegações que participaram das Olimpíadas na capital da China, 87 comemoraram presença no quadro de medalhas, dominado pela dona da casa, com 100 conquistas, sendo 51 ouros, 21 pratas e 28 bronzes. Mas, alguns países, tiveram mais motivos para celebrar. Afeganistão, Ilhas Maurício, Tadjiquistão e Togo garantiram um lugar no pódio pela primeira vez. Já Bahrein, Mongólia e Panamá levaram suas primeiras medalhas douradas para casa.

E nos primeiros Jogos Olímpicos da era digital, a transmissão da cerimônia de abertura também alcançou recordes de audiência. Na China, 80% dos televisores ligados na hora que o evento começou, estavam sintonizados na festa olímpica. Já nos Estados Unidos, eram 50% da TVs no canal das Olimpíadas.

Na rede mundial, os números também foram altos. O site oficial dos Jogos de Pequim recebeu mais visitantes na primeira semana de competições do que a página das Olimpíadas de Atenas durante todo o evento. Ao total, 5 milhões de pessoas acessaram o site chinês contra 2,8 milhões de visitas no endereço dos gregos. Além disso, 16,5 milhões de espectadores assistiram as disputas no canal de tv digital do Comitê Organizador dos Jogos na internet.

E, na luta contra o doping, 40 atletas foram suspensos das Olimpíadas antes mesmo delas começarem e quatro foram pegos nos mais de 4.500 exames realizados durante as competições.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]