• Carregando...
Brasil enfrentará Rússia, EUA e Sérvia logo na primeira fase em Londres | Alexandre Arruda / CBV
Brasil enfrentará Rússia, EUA e Sérvia logo na primeira fase em Londres| Foto: Alexandre Arruda / CBV

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) confirmou nesta terça-feira (12) os grupos dos torneios masculino e feminino da modalidade na Olimpíada de Londres. E a equipe comandada por Bernardinho terá de encarar uma chave bastante complicada logo na primeira fase da competição. Vice-campeã olímpica nos Jogos de Pequim, em 2008, a equipe nacional irá encarar Rússia, Estados Unidos e Sérvia, três grandes potências, além de Alemanha e Tunísia.

Este será o Grupo B e já pode ser considerado o "da morte" deste estágio inicial dos Jogos Olímpicos, pois os norte-americanos são os atuais campeões olímpicos, a Rússia vem embalada pelos títulos da Liga Mundial e da Copa do Mundo no ano passado e a Sérvia é considerada uma equipe muito forte. Já alemães e tunisianos correrão por fora nesta briga por uma das quatro vagas desta chave nas quartas de final.

Já o Grupo A do torneio masculino ficou definido com Grã-Bretanha, Itália, Polônia, Argentina, Bulgária e Austrália. Italianos e poloneses aparecem hoje como principais favoritos desta chave, enquanto Bulgária e Argentina vêm logo atrás. Já britânicos, anfitriões, mas sem tradição na modalidade, e australianos figuram como azarões na luta por um lugar nas quartas de final.

A definição das chaves do torneio masculino foi confirmada pela FIVB dois dias depois do fim dos últimos pré-olímpicos para os Jogos, encerrados no último domingo. Em um deles, realizado em Berlim, a Alemanha triunfou com três vitórias em três partidas, sendo uma delas por 3 sets a 2 sobre Cuba, país de forte tradição no vôlei e que não terá representantes entre homens e mulheres na modalidade em Londres - anteriormente, a seleção feminina cubana já havia fracassado na tentativa de ir aos Jogos.Feminino

Se entre os homens o Brasil terá de encarar o temido "grupo da morte", a seleção feminina do País caiu em uma chave que também pode ser considerada complicada. Campeãs olímpicas em 2008, as brasileiras terão pela frente Estados Unidos, China, Sérvia, Turquia e Coreia do Sul no Grupo B. Já o Grupo B contará com Grã-Bretanha, Japão, Itália, Rússia, República Dominicana e Argélia.

Derrotadas pelo Brasil na final dos Jogos de Pequim, as norte-americanas bateram as brasileiras na decisão do Grand Prix do ano passado e também de 2010. A China, tradicional país no vôlei feminino, ficou em terceiro lugar na última Copa do Mundo, na qual as brasileiras fracassaram com a quinta colocação e não conseguiram conquistar a vaga olímpica por antecipação em novembro do ano passado. Já a Sérvia mostrou força ao ficar em terceiro lugar no último Grand Prix.

Com isso, não será fácil o Brasil avançar às quartas de final como líder ou entre os primeiros colocados. Já na outra chave, Itália e Rússia despontam como principais favoritas a lutar pela liderança, e o Japão vem logo atrás nessa briga, enquanto dominicanas, britânicas e argelinas correm por fora na briga por uma das vagas no estágio seguinte da competição.

Assim como a masculina, a competição feminina de vôlei dos Jogos de Londres classifica as quatro seleções mais bem colocadas de cada chave para as quartas de final. A disputa entre as mulheres começará no dia 28 de julho e a decisão da medalha de ouro será em 11 de agosto. Já o torneio entre os homens será iniciado em 29 de julho e terá a grande final em 12 de agosto.

Confira os grupos do torneio masculino da Olimpíada:

Grupo A

Grã-Bretanha

Itália

Polônia

Argentina

Bulgária

Austrália

Grupo B

Brasil

Rússia

Estados Unidos

Sérvia

Alemanha

Tunísia

Confira os grupos do torneio feminino da Olimpíada:

Grupo A

Grã-Bretanha

Japão

Itália

Rússia

República Dominicana

Argélia

Grupo B

Estados Unidos

Brasil

China

Sérvia

Turquia

Coreia do Sul

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]