• Carregando...
 | Antonin Thuillier
AFP
| Foto: Antonin Thuillier AFP

A homenagem feita ao aviador brasileiro Santos Dumont na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, na sexta-feira (5), no Maracanã, está gerando forte polêmica entre brasileiros e norte-americanos nas redes sociais.

Leia mais sobre a Rio-2016

Isto porque os norte-americanos creditam aos irmãos Wright, e não Santos Dumont, o pioneirismo da aviação. Os irmãos teriam feito o primeiro voo em dezembro de 1903. Já o brasileiro pilotou o seu 14-Bis em 1906. Há discordâncias de caráter técnico sobre quem teria sido o pioneiro.

No Twitter, usuários dos Estados Unidos não esconderam a revolta com a homenagem feita a Dumont. “O Brasil desrespeitou os irmãos Wrihgt”, reclamou um deles. “Até mesmo um jogador de futebol norte-americano desconhecido entrou na onda. “Então o Brasil pensa que inventou o avião? Os irmãos Wright estão rindo deles agora”, escreveu Trevor Spangenberg, goleiro do também desconhecido Puerto Rico Football Club, da Liga de Futebol Norte-Americana, cujo dono, curiosamente, é Carmelo Anthony, astro da NBA.

Os brasileiros não deixaram barato. “Para aqueles que acreditam que os irmãos Wright inventaram o avião: aviões ainda usam catapultas para voar?”, indagou ironicamente um usuário brasileiro, sobre a polêmica de que o avião dos norte-americanos teria utilizado um acessório externo para levantar voo, o que invalidaria sua invenção. “Alguém avisa eles que os irmãos Wright usaram uma catapulta”, reforça outro usuário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]