• Carregando...
Memorial do White City Stadium, estádio construído para a Olimpíada de 1908, em Londres. Hoje prédio da BBC | Marco Sanchotene/ Gazeta do Povo
Memorial do White City Stadium, estádio construído para a Olimpíada de 1908, em Londres. Hoje prédio da BBC| Foto: Marco Sanchotene/ Gazeta do Povo

Vila Olímpica?

Em 1908, não havia Vila Olímpica. Os competidores ficaram em hotéis e pensões. Na Olimpíada de 1948, os atletas foram abrigados pela Força Aérea britânica e em escolas. Nos Jogos deste ano, a organização do evento construiu uma Vila Olímpica de 36 hectares com 2.818 apartamentos em 11 blocos, com área social.

  • Vista externa do bloco de apartamentos erguido no lugar do estádio do Arsenal, usado nos Jogos de 1948
  • Vista interna do bloco de apartamentos

"Aqui ficava a posição da linha de chegada no estádio de White City que sediou a Olimpíada de 1908". Além de um memorial, a frase acima foi o que restou do estádio construído para os primeiros Jogos Olímpicos de Londres, há 104 anos. Em 1948, na segunda vez que a cidade recebeu o evento, nenhum local de prova novo foi construído – o país ainda se recuperava da Segunda Guerra, terminada em 1945. Em ambos os casos, cenários bem diferentes do atual Parque Olímpico feito para os Jogos de 2012, um complexo de 200 hectares com um estádio para 80 mil pessoas e mais seis locais de prova.

Apesar de Londres ser a primeira cidade do mundo a organizar o maior evento dos esportes pela terceira vez, o legado deixado pelas edições anteriores não se equipara ao de cidades como Munique, na Alemanha, que até hoje usa o Parque Olímpico criado para os Jogos de 1972 em grandes eventos esportivos e culturais. A Gazeta do Povo visitou alguns dos locais de provas das Olimpíadas de 1908 e 1948 para ver o que restou deles.

Onde ficava o Estádio Olímpico de White City, no oeste da cidade, agora há um prédio da empresa pública de comunicação BBC. A construção, que tinha uma capacidade para 68 mil pessoas, foi demolida em 1985. No local, um memorial mostra o quadro de medalhas de 1908, quando a Grã-Bretanha terminou em primeiro lugar com um total de 156 conquistas. Aliás, esta foi a única vez na história que o país terminou uma Olimpíada como campeão na classificação geral. Aquela foi a primeira vez também que um estádio foi construído especificamente para os Jogos, a quinta da era moderna.

Há de se levar em conta que a cidade teve dez meses para se preparar em 1908, enquanto que para 2012 foram sete anos. Naquela época, o evento estava originalmente programado para ocorrer em Roma, na Itália, mas a explosão do vulcão Vesúvio fez o país desistir da ideia. Em 1948 houve um pouco mais de tempo para a organização, apesar de o país reaproveitar os espaços construídos 40 anos atrás.

Para aqueles Jogos, o estádio de Wembley, no noroeste da cidade, foi adaptado e recebeu as provas de atletismo e natação. Mas esse não é o mesmo estádio no qual foi disputado o futebol nesta Olimpíada. O original, com capacidade para 82 mil torcedores, acabou demolido em 2003, para dar lugar ao atual estádio, bem mais moderno, agora com espaço para 90 mil pessoas. Outro estádio usado em 1948, o do time de futebol inglês Arsenal, também foi substituído e construído a uma quadra do original. Pelo menos parte deste ainda está de pé, já que o prédio foi tombado pelo seu valor histórico. Hoje ele abriga um complexo residencial, com apartamentos construídos onde antes ficavam as arquibancadas.

*Passado e presente

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]