• Carregando...
Shinzo Abe surgiu de dentro de um cano em um dos grandes momentos do encerramento | PHILIPPE LOPEZ/AFP
Shinzo Abe surgiu de dentro de um cano em um dos grandes momentos do encerramento| Foto: PHILIPPE LOPEZ/AFP

Um dos pontos altos da cerimônia de encerramento dos Jogos do Rio foi a passagem da bandeira olímpica à próxima cidade sede, Tóquio, em 2020. O público vibrou quando surgiu na tela o personagem de videogame Mario Bros, o ícone da empresa japonesa Nintendo, cujo primeiro console foi lançado em 1983.

Enquanto o público vibrava com o personagem, que até ali era apenas virtual, surgiu, no meio da arena uma das tradicionais tubulações de cor verde encontradas no jogo.

Maracanã vira Sapucaí e Rio se despede com grande festa da Olimpíada de 2016

Leia a matéria completa

As pessoas foram ao delírio quando surgiu um homem com o tradicional boné vermelho: era o primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe. O tradicional som que o jogo emite quando Mário come um cogumelo ecoou pelo Maracanã.

Vários outros ícones da cultura pop do Japão surgiram no vídeo promocional que conversava com o que acontecia na arena.

O personagem Tsubasa, do desenho japonês sobre futebol Super Campeões, transmitido no início dos anos 1990 pela extinta TV Manchete, apareceu chutando uma bola. O desenho tinha um personagem chamado Bebeto, numa clara referência ao atacante brasileiro.

No campo do Maracanã, os japoneses mostraram sua habilidade para o uso da tecnologia. Cubos vazados de led dançavam no palco e emitiam luzes que intercalavam entre o branco e o azul. No fim, enfileirados, formaram a imagem de uma metrópole com prédios.

De dentro do bueiro do Mário Bros apareceu a torre de Tóquio, uma das maiores torres de telecomunicações do mundo, conhecida também como Torre de Minato.

O hino do Japão foi tocado enquanto uma bandeira gigante do país asiático era projetada no chão do Maracanã. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, passou a bandeira para a governadora de Tóquio, Yuriko Koike. A Olimpíada de Tóquio começava ali.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]