• Carregando...
Vila Olímpica do Boqueirão deve ser útil ao Atlético durante as obras na Arena para a Copa de 2014 | Hedeson Alves / Gazeta do Povo
Vila Olímpica do Boqueirão deve ser útil ao Atlético durante as obras na Arena para a Copa de 2014| Foto: Hedeson Alves / Gazeta do Povo

Paraná recebe o segundo ex-rubro-negro

O Paraná apresentou ontem o segundo reforço emprestado do Atlético para a temporada. O la­­teral-esquerdo Jean, 26 anos, que não vinha sendo muito aproveitado no Furacão desde que retornou do Asteras Tri­polis, da Grécia, em fe­­verei­ro. Ele se junta ao atacante An­­der­son Aquino, cedido pelo Rubro-Negro desde o fim de agosto e que se tornou um dos destaques do Tricolor na Série B.

Leia a matéria completa

O Atlético pode se mudar da Água Verde para o Boqueirão em 2011. Como terá de fechar a Arena da Baixada para reformas de adequação às necessidades da Copa de 2014, o Rubro-Negro estuda usar o Estádio Erton Coelho de Queiroz, a Vila Olímpica, na próxima temporada.

A praça esportiva que pertence ao Paraná não recebe partidas oficiais desde 2007, quando a equipe B do Tricolor disputou a Copa Paraná. De lá para cá, apenas alguns treinos dos profissionais e da base paranista foram realizados no campo.

Mesmo assim, a cúpula atleticana entende ser mais fácil adequar o estádio tricolor da zona sul para atender aos sócios rubro-negros do que a Vila Capanema – opção que não está descartada, mas obrigaria os dois clubes a dividirem o já irregular gramado do Durival Britto desde o Estadual que começa em janeiro.

O estreitamento da relação entre os adversários cresceu a partir da cessão de jogadores do Furacão por empréstimo ao rival. O atacante Anderson Aquino e o lateral-esquerdo Jean (apresentado ontem) já estão no Tricolor; o meia Netinho não foi porque não quis e o atacante Patrick, recém-retornado da Turquia, pode ser o próximo.

"Uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra. Mas quem sabe não possamos juntar as duas. Isso [empréstimo de jogadores] pode até ser usado de crédito lá na frente", prevê o diretor de futebol atleticano Ocimar Bolicenho. "As portas estão abertas para a negociação. Até porque temos uma política de bom relacionamento com o Atlético", afirma o presidente paranista Aquilino Romani.

Para ressuscitar o imóvel do Boqueirão, no entanto, há o empecilho da capacidade. A partir do ano que vem, na Série A do Brasileiro serão necessários 15 mil lugares e na B, 10 mil.

"Quando deixou de ser usada, a capacidade da Vila Olímpica era de 20 mil. Mas do jeito que está hoje, não cabem 10 mil", afirma o gerente administrativo e financeiro do Paraná, Pedro Henrique Poitvin.

"Nem me lembro da última vistoria no Erton Coelho. Já faz muitos anos. Desconheço a existência de laudos. E agora a medição é de quatro torcedores a cada dois metros. reduz em 20%", alerta Reginaldo Cordeiro, presidente da Comissão de Inspeção de Estádios da Federação Pa­­ranaense de Futebol.

Nos bastidores do Rubro-Negro sabe-se que por causa dos mais de 20 mil sócios que têm direito a entrar nos jogos do time como mandante, o clube não sairá de Curitiba com o fechamento de seu reduto. Restariam as opções de acertar com o Paraná ou com o Coritiba (para atuar no Couto Pereira). "Com qual você acha mais fácil?", questiona Bolicenho, reconhecendo a pressão pela rivalidade Atletiba como um forte obstáculo.

Resta saber qual será a data que a Arena precisará paralisar as atividades. A reforma deve co­­meçar até março. Porém a in­­tenção é postergar ao máximo a saída do estádio, trabalhando inicialmente no lado da Rua Bra­­sílio Itiberê.

* * * * *

Interatividade

Como você vê a aproximação entre Atlético e Paraná? E a saída atleticana de usar a Vila Olímpica do Boqueirão?

Escreva para arquibancada@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Gazeta Esportiva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]