• Carregando...
Joelson é abraçado por Giuliano na vitória do Paraná sobre o Atlético em 208 na Arena da Baixada | ALBARI ROSA/GAZETA
Joelson é abraçado por Giuliano na vitória do Paraná sobre o Atlético em 208 na Arena da Baixada| Foto: ALBARI ROSA/GAZETA

O Atlético recebe o Paraná no próximo domingo (23), às 16 horas, na Arena da Baixada, pela 26.ª rodada do Brasileirão 2018, ostentado longo tabu positivo diante do rival paranista dentro dos próprios domínios.

MATEMÁTICA Brasileirão: contas para título, Libertadores e rebaixamento

TABELA: Confira a classificação atualizada e os jogos do Brasileirão

MERCADO: Veja quem chegou e quem saiu do seu clube

Desde 16 de março de 2008 o Tricolor não vence o Furacão na Baixada. Desde então, foram mais sete encontros entre os rivais no estádio, com sete vitórias do Atlético: nestes confrontos, o Rubro-Negro anotou 15 gols e sofreu apenas quatro.

Vale lembrar que o tabu vale somente para duelos na Baixada. Isto porque, neste período, o Atlético mandou três partidas contra o Paraná no Ecoestádio. Lá, foram duas vitórias do Tricolor (Estaduais de 2013 e 2014) e um empate (Série B 2012).

Relembre a última vitória do Paraná contra o Atlético na Baixada, em 2008

Comandado pelo técnico Paulo Bonamigo, o Paraná entrou em campo no 3-5-2 com: Fabiano Heves; Daniel Marques, Nem e Luiz Henrique; Araújo, Jumar, Léo Gago, Cristian (Wellington) e Everton (Fabio Luis); Giuliano e Joelson (Beto).

Já o Furacão, liderado pelo técnico Ney Franco, alinhou também no 3-5-2 com: Vinícius; Danilo, Antônio Carlos e Rhodolfo; Nei (Choco), Valencia, Irênio (Pedro Oldoni), Netinho e Piauí; Marcelo Ramos e Willian.

Gol solitário

O autor do gol do Paraná foi um jogador bastante contestado pela torcida no ano anterior, 2007, temporada em que o time chegou às oitavas de final da Libertadores, mas acabou rebaixado no Braisleirão na sequência. O meia Joelson, de cabeça, ainda no primeiro tempo, garantiu o triunfo tricolor.

Joelson é abraçado pelos companheiros após gol sobre o Atlético Gazeta do Povo

Dupla de revelações

O Tricolor teve em campo como titulares os meias Everton e Giuliano, as duas últimas maiores revelações do clube. Ambos deixariam o Paraná no final daquela temporada: Everton acertou com o Flamengo, enquanto Giuliano foi negociado com o Internacional.

Meia Giuliano disputa bola com lateral Nei em clássico na Baixada Gazeta do Povo

Remanescentes da queda

Rebaixado no Brasileirão no ano anterior, o Paraná manteve em seu elenco em 2008 atletas como os zagueiros Nem, Daniel Marques e Luís Henrique, os volantes Beto e Jumar, além do próprio meia Joelson, que chegou sob alta expectativa mas acabou decepcionando em seu período no clube.

Zagueiro Nem divide bola com Antônio Carlos em clássico de 2008 na Baixada Gazeta do Povo

Bigode

Pelo lado do Furacão, chama a atenção a presença do jovem atacante Willian, que havia chegado ao clube com boas referências do Guarani, onde foi revelado. Nos anos seguintes, o jogador se consolidaria no cenário nacional como Willian Bigode, atualmente no Palmeiras.

Willian disputa bola com Léo Gago em clássico de 2008 Gazeta do Povo

Público

13.508 pagantes assistiram à vitória do Paraná sobre o Atlético na Arena da Baixada no Estadual de 2008. O campeão daquela edição da disputa seria o Coritiba, que venceria o próprio Furacão na final. Já o artilheiro daquele ano foi Keirrison, do Coxa.

Torcedores do Atlético durante a derrota para o Paraná em 2008 na Baixada Gazeta do Povo

Segunda seguida

O triunfo de 2008 foi o segundo seguido do Paraná contra o Atlético na Baixada. No ano anterior, 2007, o Tricolor havia batido o Furacão por 3 a 1, na semifinal do Estadual: Alex Mineiro marcou para o Furacão, enquanto Lima, Alex e Rogério Correa (contra), fizeram pelo Tricolor, que perderia o título para o Paranavaí na final daquele ano.

Lima e Renan comemoram gol do Paraná sobre o Atlético na Baixada em 2007PEDRO SERAPIO/GAZETA DO POVO

Grupo de WhatsApp do Brasileirão 2018

O Brasileirão 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Campeonato Brasileiro. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

*

Tabelas

**

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]