• Carregando...

Qual time não gostaria de contar com o maior craque da história do futebol como reforço? Pois é mais ou menos assim que o comitê de candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 deve estar se sentindo.

Nesta quinta-feira, Pelé foi anunciado como um dos integrantes do grupo que fará a apresentação do Rio na Assembleia Geral dos Comitês Olímpicos da África, na próxima terça-feira, em Abuja, capital da Nigéria. O ex-jogador irá acompanhado do ministro do Esporte, Orlando Silva, do presidente do comitê da candidatura, Carlos Arthur Nuzman, do secretário-geral, Carlos Roberto Osório, e do medalhista olímpico Robson Caetano, bronze nos 200 metros nos Jogos de Seul, em 1988, e no revezamento 4x100m nos de 1996, em Atlanta.

Nomeado embaixador da candidatura durante os Jogos de Pequim, em 2008, Pelé já defendeu a proposta na Assembleia Geral dos Comitês Olímpicos das Américas, em outubro de 2008, no México.

O ex-jogador se mostrou feliz com a visita à Nigéria, onde jogou em 1967, com a camisa do Santos. Ele destacou ainda a ascensão da África no futebol e no atletismo.

"Um dos meus objetivos é fazer com que o esporte seja uma inspiração para jovens de todo o planeta. Por isso, é uma oportunidade especial visitar a Nigéria, testemunhar esse progresso e explicar como os Jogos Olímpicos de 2016 podem contribuir para esse desenvolvimento", explicou Pelé.

Já Nuzman lembrou os "fortes laços" entre o Brasil e os países da África, lembrando a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião da Cúpula da União Africana (UA), na Líbia.

"Queremos mostrar que os Jogos podem ser realizados em todos os continentes. A escolha do Rio de Janeiro como sede do evento em 2016 seria um forte sinal desta possibilidade, principalmente para a África", disse o presidente da candidatura e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A escolha da sede dos Jogos de 2016 acontecerá dia 2 de outubro em Copenhague, na Dinamarca, durante a assembleia geral do Comitê Olímpico Internacional (COI). O presidente Lula já confirmou presença. Além do Rio, concorrem Tóquio, Chicago e Madri.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]