• Carregando...
 | Divulgação / Roberto Jayme - Photonews
| Foto: Divulgação / Roberto Jayme - Photonews

"Copa não virá apenas para Curitiba"

Uma das notícias trazidas por Pessuti da reunião desta terça-feira foi a de que não só Curitiba receberá a Copa do Mundo. "Queremos a mobilização de todo o estado. É importante que todos saibam que é provável que cidades como Ponta Grossa, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu, entre outras, possam receber seleções que não quiserem ficar hospedadas em Curitiba".

Em relação ao estádio, Pessuti confirma que a Arena da Baixada é o estádio de Curitiba para a Copa. "Quando fizemos a pré-seleção, recebemos os documentos da Arena e de um Novo Pinheirão, que o ex-presidente Onaireves Moura queria construir. A Arena venceu, portanto é ela a praça esportiva de Curitiba para a Copa de 2014". (ELK)

  • Governador em exercício do Paraná, Orlando Pessuti, ficou satisfeito com os apoios recebidos. No detalhes, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo

O Comitê Executivo de Curitiba para Assuntos da Copa de 2014 (CECAC), esteve nesta terça-feira (4), em Brasília, para angariar apoio político e garantir a capital paranaense como uma das sub-sedes do Mundial. O governador em exercício do Paraná, Orlando Pessuti, se mostrou muito confiante após a reunião. "Eu sou um otimista por natureza. Levando em conta nossas últimas reuniões e aos apoios que temos recebido, tenho 100% de certeza que Curitiba será sede da Copa", disse Pessuti, por telefone, à Gazeta do Povo Online.

A comitiva paranaense, composta por representantes dos poderes públicos estadual e municipal, Federação Paranaense de Futebol, Atlético Paranaense (dono da Arena da Baixada, estádio pré-indicado a receber o Mundial), e outras entidades representativas, teve uma agenda intensa de reuniões. Primeiro foram recebidos pelo ministro do Turismo, Luiz Barreto, em seguida pelo chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto de Carvalho, e no período da tarde falaram com o ministro do Planejamento, Paulo Bernando.

Mais tarde, o CECAC teve um encontro com a bancada paranaense na Câmara dos Deputados e Senado Federal. "Nossos três senadores (Flávio Arns, Osmar Dias e Álvaro Dias) estiveram presentes e nos deram apoio total, além de pelo menos 20 dos 30 deputados federais paranaenses", afirmou Pessuti. O ministro dos Esportes, Orlando Silva, não pôde comparecer ao encontro, mas prometeu retribuir a visita. "Ele nos prometeu que virá a Curitiba na próxima segunda-feira (10) para conversar sobre o assunto".

Para o governador, a comitiva deixou Brasília satisfeita. "Os encontros foram dentro da nossa expectativa. Muito bons. Todos os ministros e políticos que nos receberam se colocaram a disposição do Comitê para unir esforços em prol da indicação de Curitiba. E não foi só apoio moral. Eles entrarão na luta para assegurar recursos financeiros para que possamos atender a todas as exigências da Fifa".

Recursos e obras

Para a primeira etapa de adequação da cidade ao caderno de encargos da Fifa, o CECAC busca uma verba de R$ 401 milhões. "Será para a parte de mobilidade urbana. São novas vias de acesso, viadutos, passarelas, trincheiras e algumas alterações nas ruas já existentes", explicou Pessuti.

Na próxima sexta-feira, um novo encontro, dessa vez com representantes da Prefeitura de Curitiba e órgãos de planejamento, será realizado. "Falaremos com o pessoal do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) e da Secretaria do Planejamento. Discutiremos algumas questões relativas às mudanças solicitadas pela Fifa".

Audiência pública para esclarecer dúvidas da população

Para ouvir mais sugestões e apresentar os primeiros resultados do trabalho iniciado pelo CECAC, uma espécie de reunião com a população será convocada para o início de dezembro. "Faremos um grande evento de esclarecimento, como se fosse um seminário, para prestar contas para a população sobre tudo que foi feito até agora em se tratando de Copa do Mundo. O que aconteceu e não aconteceu e o que vai acontecer". O local onde será a reunião ainda não foi definido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]