• Carregando...
Tom Brady é a arma dos Patriots, mas favorito dos paranaenses é o arquirrival Indianápolis Colts | Al Bello / AFP
Tom Brady é a arma dos Patriots, mas favorito dos paranaenses é o arquirrival Indianápolis Colts| Foto: Al Bello / AFP

A luta pelo título máximo do futebol americano nos Estados Unidos, o Superbowl, começa neste fim de semana na NFL. Os playoffs das duas conferências da liga têm jogos neste sábado e domingo, e vão movimentar não só os times e torcedores na América do Norte, mas também em diversas partes do mundo. No Paraná, estado tido como um dos pólos da modalidade no país, não será diferente.

Em Curitiba, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu, cidades com os principais times do estado, os palpites acerca das partidas e seus resultados já começaram. Um fato único em todas as localidades é a variedade de preferências dentro das equipes, o que mostra a democracia e a tolerância existente entre os amantes do futebol americano. Mas a tradicional "cornetagem", típica de torcedores e analistas, não ficou de fora.

"Aqui em Foz nós compramos um pacote junto ao site da NFL e assistimos a quase todos os jogos da temporada. Temos torcedores de vários times, mas apostamos no Indianápolis Colts na AFC e na NFC vemos o New Orleans Saints com mais possibilidades", avaliou o dirigente e jogador do Foz do Iguaçu Black Sharks, Edi Ludwig, em entrevista à Gazeta do Povo. Os dois times – ao lado de San Diego Chargers (AFC) e Minnesota Vikings (NFC) folgam neste fim de semana em virtude das boas campanhas na fase de classificação.

Quem entra em campo no sábado são Cincinnati Bengals x New Jersey Jets (AFC), e Dallas Cowboys x Philadelphia Eagles (NFC) - ambos os jogos com transmissão da ESPN para o Brasil. No domingo se enfrentam New England Patriots x Baltimore Ravens (AFC), e Arizona Cardinals x Green Bay Packers (NFC). Os vencedores de cada um dos quatro jogos encara os times que folgam nesta primeira rodada. O "mata-mata" prossegue até conhecermos o campeão de cada conferência, definindo quem vai ao Superbowl.

"Torço pelos Colts, no ano passado eles deram uma ‘amarelada’ e não chegaram, mas esse ano creio em uma final entre o Indianápolis e o New Orleans Saints", apostou também Rodrigo Proença, do Curitiba Brown Spiders. O atual campeão da NFL, o Pittsburgh Steelers, fez uma temporada muito irregular e sequer chegou aos playoffs. Apesar da polarização de opiniões envolvendo Colts e Saints, há quem veja "azarões" vivos na disputa pelo título.

"Acredito no New England Patriots chegando ao Superbowl. Seria muito bom se isso acontecesse, já que, embora eu torça pelo San Francisco 49ers, eu gosto dos Patriots. Acho que na NFC o Dallas Cowboys pode chegar, fazendo a final da conferência contra o New Orleans", opinou o presidente e jogador do Ponta Grossa Black Knights, Alexei Osatchuk.

Também de Ponta Grossa, mas dos Tigers, o presidente Clederson Alves torce por um Superbowl entre Colts e Philadelphia Eagles, um dos mais tradicionais times da NFL, com uma das torcidas mais fanáticas. "Mas acho que dá Colts no final, gosto do time é considero o melhor da atualidade", completou.

Até mesmo quem estará curtindo férias fora do Paraná, mais precisamente nas praias do Maranhão, promete não perder nada dos playoffs. "O primeiro pré-requisito do hotel que escolhemos era ter TV a cabo. Torço pelos Patriots, mas acho que vai dar Colts na AFC e Eagles na NFC. Para o Superbowl não tem palpite não", concluiu o jogador Felipe, do Curitiba Hurricanes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]