• Carregando...
Brasileiro Marcelo Melo (dir) com o troféu de Roland Garros. | ETIENNE LAURENT/EFE
Brasileiro Marcelo Melo (dir) com o troféu de Roland Garros.| Foto: ETIENNE LAURENT/EFE

O mineiro Marcelo Melo fez história neste sábado (6) ao conquistar ao lado do croata Ivan Dodig o título de duplas de Roland Garros com uma vitória de virada sobre os irmãos americanos Bob e Mike Bryan. Ele repetiu o feito realizado três vezes por Gustavo Kuerten em simples, a última delas em 2001.

Com Guga na arquibancada, Melo e Dodig foram derrotados no primeiro set, mas buscaram o triunfo por 2 a 1, com parciais de 6-7(5), 7-6(5) e 7-5, após 2h13min de partida na quadra Philippe Chatrier, em Paris.

Dessa forma, o mineiro e o croata obtiveram o primeiro título de Grand Slam da parceria, que antes havia obtido apenas dois troféus, no Masters 1000 de Xangai de 2013 e no ATP 500 de Acapulco, neste ano.

Marcelo Melo se torna dessa forma o quarto tenista do Brasil a ser campeão no saibro parisiense. Maria Esther Bueno, em 1960, e Thomas Koch, 1975, foram vencedores nas duplas mistas, e Kuerten levantou o troféu em simples em 1997, 2000 e 2001.

O jogo

A decisão começou com as duas duplas confirmando o serviço com facilidade até o quinto game do primeiro set, em que Melo/Dodig teve três match points, mas não obteve a quebra. Foi a única chance de um dupla em toda a parcial, o que levou a definição para o tie-break.

O desempate foi bastante equilibrado até o empate em 4 a 4, quando um erro de devolução simples de Melo e um lobby para fora de Dodig deram a vantagem aos americanos, que não a desperdiçaram e fecharam em 7 a 5.

Os Bryan tinham mais facilidade para confirmar o saque no segundo set, enquanto o brasileiro e o croata atravessavam dificuldades, até que no quinto game Melo teve o serviço quebrado.

Mas o time cabeça de chave número 3 não desistiu e teve três chances para devolver no oitavo game. A dupla número 1 do mundo até saiu de um 15-40, mas permitiu o empate em 4-4.

A partir daí, a dificuldade para confirmar era grande, e Dodig esteve em 0-30 e 30-40, mas com a ajuda do parceiro na rede conseguiu se salvar.

A segunda parcial então também foi decidida no desempate, em que Melo sofreu um mini-break logo no começo, mas a equipe se recuperou e foi a 6 a 3, com três set points. Os americanos salvaram dois, no saque, mas não evitaram a igualdade em 1 set a 1 no terceiro.

Os Bryan foram um pouco melhores no começo do set decisivo, e o brasileiro teve 30-40 em seu serviço, quando o placar apontava 2-1 para os oponentes. Mas ele se recuperou, chegando ao empate.

Quem foi pressionado no nono game foi Bob Bryan, que teve um break point sacando em 4-4, mas se saiu bem e confirmou com três pontos em sequência.

Mike, porém, não conseguiu sair do buraco em 5-5. Ele superou um 30-40, mas não evitou que Marcelo Melo sacasse para o título na sequência. O mineiro esteve atrás em 0-15 e 15-30, mas encaixou o serviço e confirmou o feito histórico, fechando a parcial decisiva em 7-5.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]