Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
 | Pedro Serapio/Gazeta do Povo
| Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo

Cada vez mais ao jogadores de poker procuram melhorar o seu desempenho para obter resultados mais satisfatórios. Além dos jogadores profissionais, que ganham a vida com o jogo, esse é um desejo também dos jogadores recreativos, que só querem se divertir, mas de preferência ganhando alguma coisa.

Na semana que antecede um dos maiores torneios da história de Curitiba, o EPO Fest, que começa no dia 11 de abril, a Gazeta do Povo selecionou algumas dicas para melhorar o seu jogo. Fica aqui o agradecimento especial ao jogador profissional Daniel Almeida pela consultoria nessa matéria.

Algumas são básicas e outras nem tanto. Confira

1- Respeite o seu bankroll.

É quanto você tem para gastar com o jogo. Só coloque no jogo um dinheiro que esteja dentro do seu orçamento, um valor de inscrição que não faça falta na sua vida. Isso é fundamental para você tomar as decisões corretas.

2- Valorize a posição na mesa.

Se você é o último ou um dos últimos a falar, isso lhe dá uma vantagem muito grande por poder tomar uma decisão após o seu adversário. Isso interfere diretamente com quais cartas você vai jogar. Quanto antes você falar na rodada, mais seletivo precisa ser nas cartas. O iniciante normalmente gosta de jogar todas as mãos. Preserve suas fichas.

3- Não seja um jogador passivo.

Apenas pagar e pagar não vai te levar a lugar nenhum. Seja seletivo com as mãos que for jogar e quando jogar seja agressivo durante essas mãos. A quantidade e a frequência com que você jogará deve ser diretamente proporcional ao teu nível técnico e como confortável você está com teu jogo após as cartas comunitárias (flop, turn e river) estiverem na mesa. Cada vez que você faz um raise, ou seja, aumenta a aposta, duplica as suas chances de ganhar, pois pode ganhar com as cartas e também se o adversário desistir.

VIDEO: 5 dicas de um vice-campeão mundial para melhorar no poker

4- Olhe o que acontece ao seu redor.

No poker ao vivo, os jogadores sem querer dão tells, ou seja, demonstram que cartas podem ter. Isso aparece no tamanho das apostas e na velocidade em que são feitas. Utilize essas informações no futuro contra os mesmos jogadores. No poker on-line o tempo de demora para apostar e o valor de cada aposta também são ótimas informações do que o seu adversário pode ter.

Deputados acenam diferenciação entre jogos de habilidade e jogos de azar

Leia a matéria completa

5- Não tenha medo de blefar.

Isso é extremante necessário para você conseguir vencer. Mas tome cuidado para não blefar demais. Perceba que o blefe tem que contar uma história. Sempre que for blefar pense se, caso tivesse a mão que está tentando representar, se jogaria daquele jeito. Evite blefar contra dois ou mais jogadores.

6- Estude, estude e estude.

Veja como os profissionais jogam, entenda termos técnicos, a matemática do jogo. Analise os seus torneios, onde você poderia ter errado e onde pode melhorar da próxima vez. Não caia no papo de perdedor de que a sorte define tudo. Se isso fosse verdade, os mesmos não ganhariam sempre.

7- Procure orientação.

É muito mais fácil você conseguir uma caminhada de sucesso se tiver um mentor. Experiente, ele pode evitar que você comete os mesmos erros que ele cometeu. Não é à toa que os coachings são a melhor maneira de você melhorar o seu jogo. A maioria são caros, eu sei. Mas custam muito porque realmente podem fazer muita diferença.

8- Evite bebidas alcoólicas.

Não beba de forma ensandecida quando estiver jogando. Lembre-se que esse é um jogo mental. Qualquer coisa que afete a sua mente logicamente dará uma vantagem para o seu adversário.

9- Controle o seu emocional.

Coachs ensinam a vencer no pôquer

Leia a matéria completa

Evite jogar quando estiver triste ou muito preocupado com alguma coisa fora da mesa. Isso com certeza vai interferir nas suas escolhas. Também não se deixe afetar pelas bad beats, aquelas mãos que o adversário ganhou mesmo isso sendo improvável. Isso acontece com todo mundo e faz parte do jogo.

10- Para mãos fortes, muitas fichas

Existe uma frase no poker que fala: “mãos grandes, potes grandes, mãos pequenas, potes pequenos”. Ou seja, não vai apostar todas as suas fichas naquela mão marginal que você achou bonitinha. Tenha cuidado e controle o tamanho do pote. Por outro lado, saiu o par de As, bala neles.

11- Foco é essencial.

É comum principalmente no poker on-line os jogadores jogarem com a televisão ligada, conversando ao mesmo tempo nas redes sociais e com mais um monte de janelas abertas ao mesmo tempo. Obviamente se do outro lado o adversário está concentrado só na partida, fazendo anotações de cada jogador, ele está em vantagem.

12- Não vire um escravo do jogo

Isso vale para profissional ou amador. Planeje férias, um tempo com a sua família, um bom filme no cinema. Quando voltar ao jogo, perceberá como a sua mente estará mais aberta e pronta para tomar as melhores decisões.

13- Quanto ganhei? Quanto perdi?

Tenha um acompanhamento matemático dos seus resultados. Em que jogo se dá melhor? Em que site? No poker ao vivo? Saiba exatamente no final do mês quando ganhou e quanto perdeu, mesmo se isso for um hobby.

14- Cuidado com a curiosidade.

Já ouviu um jogador falar que vai pagar mesmo sabendo que está perdendo só para saber o que você tem? Não seja um desses. Se você acredita que está perdendo a mão, pare de doar fichas para o adversário. Desista e parta para a próxima.

15- Por fim, respeite sempre quem está jogando contigo.

O poker é um jogo que não existe com uma pessoa jogando sozinha. Independentemente se você perdeu ou ganhou, não desrespeite o seu adversário. Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem contigo.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]