• Carregando...
Crossfit ganha cada vez mais adeptos. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Crossfit ganha cada vez mais adeptos.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Febre nas academias do país, o crossfit é uma modalidade de treinamentos intervalados de alta intensidade. Surgido nos anos 80, nos Estados Unidos, tem a proposta de deixar o corpo mais apto para enfrentar as atividades diárias. Com o auxílio de Renato Cazula, treinador de crossfit, citamos dicas para quem deseja iniciar a prática, além das principais vantagens da modalidade.

1 – Dinamismo

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O primeiro diferencial é o dinamismo do treinamento, se comparado à ‘mesmice’ do treino tradicional de academias de musculação, por exemplo, onde a tendência é de exercícios e séries repetitivas. “Além disso, tem um espírito de competição saudável entre os alunos, o que faz com que cada um queira fazer o seu melhor”, destaca Cazula.

2 – Resultados rápidos

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Justamente por ser de alta intensidade, o crossfit tem capacidade de desenvolver resultados rápidos em seus praticantes. Este, segundo Cazula, é um dos principais motivos que atraem novos praticantes para as academias. “No primeiro mês de aula as pessoas já sentem os resultados”, assegura.

3 – Múltiplas valências

Multifuncional, o crossfit trabalha várias valências físicas no mesmo treinamento: força, equilíbrio, coordenação, etc. Mas a essência do trabalho é o condicionamento físico geral. “Uma pessoa condicionada não é apenas forte, ou resistente, ou equilibrada. Ela tem de ser boa em tudo”, reforça o preparador.

O verão foi embora... Veja cinco dicas para vencer a preguiça e praticar esportes nos dias mais frios

Leia a matéria completa

4 – Frequência

Os especialistas indicam que a prática do crossfit não deve ultrapassar o máximo de três sessões semanais. A sessão média de treinamento dura em torno de uma hora, dividida em três partes principais: aquecimento, instruções técnicas e o treino em si, que dura cerca de 20 minutos. “Praticar mais do essa quantidade de treinos semanais pode trazer mais malefícios do que benefícios”, ressalva Cazula.

5 – Limites e acompanhamento

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Quem inicia no crossfit deve sempre estar ciente dos próprios limites. Apesar de a atividade exigir a todo momento o máximo do praticante, é necessário evitar o chamado ‘passo maior que a perna’. Para pessoas sedentárias, o ideal é fazer um treino preparatório antes de ingressar no crossfit para adquirir o mínimo preparo exigido. Além disso, a atividade sempre deve ser acompanhada pessoalmente por um instrutor qualificado, para diminuir risco de lesões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]