• Carregando...
Radek Stepanek comemora título com a torcida tcheca que foi até Belgrado acompanhar a decisão da Copa Davis | Marko Djurica / Reuters
Radek Stepanek comemora título com a torcida tcheca que foi até Belgrado acompanhar a decisão da Copa Davis| Foto: Marko Djurica / Reuters

A República Tcheca se sagrou bicampeã da Copa Davis neste domingo (17). Com uma vitória arrasadora de Radek Stepanek sobre o jovem Dusan Lajovic, por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/1 e 6/1, os tchecos fecharam o confronto com a Sérvia em 3 a 2 na série melhor de cinco jogos disputada fora de casa, no piso duro de Belgrado.

É o segundo título consecutivo da República Tcheca na Davis e o terceiro de sua história - o primeiro foi conquistado em 1980, quando o país ainda era a Tchecoslováquia. Foi o mesmo Stepanek quem fechara a final de 2012, quando bateu Nicolas Almagro na decisão contra a Espanha.

A Sérvia perdeu a chance de conquistar seu segundo troféu. O primeiro foi obtido na mesma Arena Belgrado, sede do confronto deste fim de semana, em 2010. Liderados por Novak Djokovic, número 2 do mundo, que venceu suas duas partidas, os sérvios sentiram o desfalque de Janko Tipsarevic, lesionado, substituído pelo inexperiente Lajovic.

Com apenas 23 anos, e em 117.º no ranking, o tenista sérvio disputou nesta decisão da Davis suas primeiras partidas melhor de cinco sets na carreira - na sexta-feira havia perdido para Tomas Berdych. Neste domingo, Novak Djokovic bateu Tomas Berdych no primeiro jogo e empatou o duelo. Em seguida, Lajovic entrou em quadra com a missão de vencer o quinto e decisivo jogo. Apesar da grande motivação das arquibancadas, porém, não resistiu ao maior volume de jogo de Stepanek.

A torcida chegou a ter uma ligeira esperança no início do jogo, quando Stepanek falhou em seu primeiro game e sofreu a quebra de saque. Mas logo reagiu e devolveu a quebra ao sérvio. Daí em diante, não teve problemas para se impor e encaminhar o set inicial.

A facilidade de Stepanek foi ainda maior a partir do segundo set. Com três quebras de saque e confirmando todos os seus serviços, aplicou 6/1.

Na terceira parcial, mesmo com um Lajovic chegando a esboçar empolgação na torcida e recebendo apoio para uma improvável reação, Stepanek manteve o domínio. Desta vez com dois break points convertidos em quatro oportunidades, repetiu o 6/1 que decretou o bicampeonato tcheco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]