• Carregando...
Marcelo Toscano voltou a atuar como atacante na carreira e ajudou o Paraná a reencontrar a vitória em casa | Pedro Serápio / Agência Gazeta do Povo
Marcelo Toscano voltou a atuar como atacante na carreira e ajudou o Paraná a reencontrar a vitória em casa| Foto: Pedro Serápio / Agência Gazeta do Povo

LANCE A LANCE: Confira a ficha técnica e os principais momentos da vitória tricolor

RESULTADOS: Acompanhe quem venceu em mais uma rodada da Série B

CLASSIFICAÇÃO: Veja como esta a tabela da Segundona

PRÓXIMOS JOGOS: Saiba quem o seu time pega na próxima rodada

Foi um jogo típico da Série B do Brasileirão: corrido, marcado, longe de ser um espetáculo, mas com a vitória de quem foi eficiente. O Paraná Clube teve todas estas características na noite desta sexta-feira, na Vila Capanema, e com dois gols de qualidade do volante João Paulo e do lateral/atacante Marcelo Toscano o Tricolor bateu o Atlético-GO por 2 a 1. A vitória foi a primeira do técnico Roberto Cavalo no Durival Brito e Silva.

Com o ataque mais positivo da Segundona (52), o Dragão veio a Curitiba de olho em mais três pontos e atacou bastante no início dos dois tempos de partida. Já os paranistas demoraram a se organizar em todos os setores, mas quando a equipe engrenou, conseguiu chegar ao gol do goleiro Márcio e levar perigo. Contudo, a falta de pontaria parecia outra adversária além dos goianos no gramado.

Sem muito destaque coletivo, o Paraná teve de contar com a qualidade dos seus jogadores para marcar. Na etapa inicial, o volante João Paulo aproveitou cruzamento do lateral-esquerdo Fabinho e mandou para as redes em um bonito voleio. Já o atacante de ofício do Tricolor, Wellington Silva, desperdiçou várias chances. No início do segundo tempo, Zulu entrou na partida e logo em sua primeira participação fez o gol de empate do Dragão.

O embate na Vila ganhava contornos de um verdadeiro empate, diante da inoperância do ataque paranista e da acomodação goiana. Todavia, saído do banco de reservas para atuar na sua posição de origem, Marcelo Toscano pouco pegou na bola. Quando conseguiu finalmente arrematar, mandou um belo chute no ângulo de Márcio, decretando a vitória dos donos da casa.

O resultado leva o Paraná aos 38 pontos, na 12ª colocação e a sete da temida zona do rebaixamento. Restam nove jogos ao Tricolor e, com mais três vitórias, a equipe se garante na Série B de 2010. Na próxima rodada, a equipe de Roberto Cavalo vai até Ipatinga no sábado (17), às 21h.

Já o Atlético-GO caiu para a quarta posição, com 50 pontos, e pode sair do G-4 se o Figueirense vencer neste sábado. A recuperação do Dragão será buscada no próximo sábado, às 16h10, quando o time recebe a Portuguesa.

Tricolor doma Dragão no primeiro tempo e sai na frente com golaço

Com ar de favorito por estar melhor na tabela de classificação, o Atlético-GO mostrou ousadia nos primeiros 10 minutos de partida em plena Vila Capanema. A equipe goiana partiu para o abafa logo de início, mas não passou além da intermediária. Com um meio-campo leve, o Paraná procurava em seguida sair em velocidade, e desta maneira conseguiu chegar ao gol do arqueiro Márcio com alguma facilidade.

Dois lances que poderiam ter facilitado a vida paranista na etapa inicial aconteceram aos oito e nove minutos. O primeiro veio em uma cobrança de falta perigosa do meia Bruninho, a qual pegou efeito e quase surpreendeu o goleiro do Dragão. No lance seguinte, após escanteio, Gabriel raspou de cabeça e Luis Henrique mandou para o gol dos visitantes. Entretanto, o árbitro mineiro André Luiz Martins Dias Lopes viu impedimento no lance e anulou o gol.

O confronto prosseguiu aberto na sequência, com as duas equipes procurando marcar forte, sem esquecer a ofensividade. O Paraná chegava mais, mas os chutes totalmente descalibrados dos seus jogadores pareciam dar o tom de mais uma noite infeliz na Vila. Já o Atlético-GO, quando chegava, saia em boas condições de gol. Em uma delas, Márcio perdeu um gol na cara de Zé Carlos, isolando de forma bisonha.

A cara de empate da partida só ganhou uma alteração aos 30 minutos. Foi quando Fabinho cruzou da esquerda e João Paulo, como homem surpresa na área, pegou de primeira, de voleio, mandando no canto direito de Márcio. A abertura do placar deu tranquilidade ao Tricolor, que ainda teve uma ótima chance de chegar ao segundo com o atacante Wellington Silva, porém o camisa 9 desperdiçou. Os goianos também tiveram chance de empatar, mas Elias perdeu.

"Fui abençoado hoje", resumiu João Paulo no intervalo. "Não entendi o que ele deu para anular o gol, mas fizemos e agora temos que ter paciência e tranquilidade", complementou Luis Henrique.

Goianos empatam, mas estrela de Toscano define o jogo

Com a entrada de Zulu na vaga de Elias, o técnico Artur Neto dava mostras do que queria: mais presença ofensiva e, é claro, gols. Já era esperado que o Atlético-GO viesse para cima, difícil foi acreditar o quão despreparada para isso se mostraria a defensiva tricolor. É verdade que a primeira chance no segundo tempo foi do Paraná, com Wellington Silva, mas que levou perigo com dois minutos foi Robston, em chute parado pelo próprio companheiro Marcão, dando uma de zagueiro.

A pressão foi aumentando e Pituca acertou logo depois a trave direita de Zé Carlos. A forte marcação na saída de bola do Tricolor impedia os contra-ataques e o pior acabou vindo aos 12 minutos, quando Zulu foi acionado na direita, entrou na área e bateu na saída do goleiro paranista. O tento dos visitantes descontrolou os donos da casa, que ainda levaram outro susto com um chute forte de Marcão, que explodiu no poste esquerdo do arqueiro tricolor.

Para modificar o quadro, Roberto Cavalo sacou Bruninho e Wellington Silva e colocou Marcelo Toscano e Adriano na partida. Mesmo ficando mais com a bola, o Paraná pouco criava. Quando o segundo gol parecia improvável, Toscano mostrou pontaria em um chute forte e certeiro de fora da área. O golaço deu a tranquilidade tão pedida em casa para a somar de mais três pontos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]