Thumbnail

De olho no potencial das fintechs brasileiras, a vhsys assume novo posicionamento de mercado ao lançar uma conta digital para pequenas e médias empresas integrada às suas soluções de gestão.

Mercado Financeiro

Agora sou fintech: com conta digital para PMEs, vhsys entra para o disputado mercado de serviços financeiros

Maria Clara Dias, especial para o GazzConecta
22/06/2023 18:00
A paranaense vhsys, plataforma de gestão para empresas, está há 11 anos atendendo empreendedores em busca de soluções de tecnologia capazes de suprir as demandas mais elementares da gestão de um negócio. Da emissão de notas fiscais ao controle de estoque, a empresa fundada em São José dos Pinhais tem ampliado o rol de soluções de gestão empresarial (ERP) para pequenas empresas desde então.
Agora, de olho no potencial das fintechs brasileiras, a empresa assume novo posicionamento de mercado ao lançar uma conta digital para pequenas e médias empresas integrada às suas soluções de gestão. O propósito é criar uma plataforma “tudo em um”, na qual empreendedores possam gerir o negócio e também realizar e receber pagamentos, sem a necessidade de lidar com diferentes provedores.
A incursão no disputado nicho dos serviços financeiros para o público PJ (pessoas jurídicas) vem após uma demanda da própria clientela, explica Luan Stocco, fundador e CTO da vhsys. “Os empreendedores já atendidos por nós sinalizaram o desejo por uma plataforma que também permitisse resolver a parte financeira. Vimos aquilo como uma oportunidade”, afirma.

Como vai funcionar

Agora como fintech, a vhsys permite que clientes possam criar, de maneira gratuita e online, suas contas digitais PJ. A conta pode ser usada para o pagamento de contas, recebimentos de pagamentos, transferências e pagamentos de boletos, entre outros serviços. Ainda em 2023, a empresa pretende incluir serviços ligados ao crédito, como antecipação de recebíveis e empréstimos. “Queremos que 10% da receita da vhsys já venha da nossa atuação como fintech ainda neste ano”, projeta Stocco.
Para colocar de pé as novas funcionalidades, a empresa de São José dos Pinhais está investindo cerca de R$ 1 milhão em frentes como marketing e pesquisa e desenvolvimento (P&D).

O novo momento fintech

O momento atual do sistema de gestão da vhsys, agora também prestador de serviços financeiros, ainda tem relação com o avanço da regulamentação do open finance no Brasil. O compartilhamento de dados bancários em escala beneficia pequenos negócios do setor financeiro, já que produtos e serviços passam a ser desenvolvidos com base em informações e necessidades reais dos clientes, avalia Zoltan Schwab, líder de marketing da vhsys. “É um ótimo momento para as fintechs do país”, diz.
Acompanhar as principais mudanças em curso no ambiente macroeconômico é algo comum à vhsys, fundada em meio à criação da medida que tornava obrigatória a emissão de notas fiscais eletrônicas por empresas de menor porte, em 2011. À época, a empresa começou como uma plataforma para a emissão do documento eletrônico.
Com a chegada de novos clientes, outras demandas ligadas ao dia a dia gerencial de pequenos negócios começaram a aparecer. Com isso, a vhsys colocou no ar funcionalidades adicionais como controle das contas a pagar e receber, fluxo de caixa, gestão de eventos, orçamentos e estoque e lojas virtuais próprias. “O software amadureceu, e o perfil de clientes também”, diz Stocco.
Em 2014, a empresa criou uma loja digital de aplicativos que permitia o download de funções adicionais oferecidas por outros fornecedores, aos moldes de um marketplace. “Nossa plataforma é como um organismo vivo que funciona como um celular, e com a loja virtual, o empreendedor baixa apenas o que é relevante para ele”, diz Zoltan.
Hoje, são mais de 50 aplicativos que permitem a personalização da plataforma. O negócio, que começou atendendo apenas microempresas, hoje concentra seus esforços em companhias pouco mais maduras, como as pequenas e médias empresas. A estratégia ganhou musculatura após aportes consecutivos da Stone, grupo do qual a vhsys hoje faz parte.

De olho na diferenciação

Para se destacar neste novo momento, a vhsys pretende investir pesado nas narrativas de diferenciação. O objetivo é destacar a pluralidade da plataforma frente a outras fintechs, por vezes restritas apenas aos serviços financeiros como concessão de crédito e diferentes meios de pagamento. “Nossa vantagem está em ser uma plataforma muito mais robusta do que apenas uma solução financeira”, diz Stocco.
A oferta de serviços ligados ao crédito, contudo, também deve auxiliar a vhsys na busca por diferenciais no oceano vermelho das fintechs. Segundo o fundador, serviços como antecipação de recebíveis e empréstimos oferecidos pela empresa serão mais assertivos, já que ela terá ao seu dispor um emaranhado de informações sobre a saúde financeira dos negócios clientes.
“Os bancos veem somente a movimentação de contas correntes na hora de oferecer crédito. Já como ERP, com todos os dados à disposição, podemos oferecer linhas mais assertivas e acessíveis. É a inteligência de dados a favor do empreendedor”, conclui.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão