Thumbnail

Tendências de consumo

Apps de mensagens já são principal canal utilizado por empresas para venda online

Patrícia Basilio, especial para GazzConecta
28/04/2020 20:04
42% das empresas empresas brasileiras que venderam pela internet em 2019 utilizaram aplicativos de mensagens como WhatsApp, Skype ou chat do Facebook para intermediar as transações. Os dados fazem parte do estudo TIC Empresas 2019, divulgado nesta terça (28) pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), por meio do Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) e do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).
Os dados fazem parte do estudo TIC Empresas 2019, divulgado nesta terça (28) pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), por meio do Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) e do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).
Outros recursos utilizados pelas companhias foram o e-mail (39%), redes sociais (20%), website da empresa (16%) e plataformas de venda (14%).
A pesquisa mostra diferenças no comércio eletrônico por porte e setor. Os mercados em que a maioria das transações ocorreu entre empresas (B2B), como indústria e construção, receberam com mais frequência por boleto e transferência bancária.
Setores que atuaram, principalmente, com pessoas físicas (B2C), como comércio, moradia e alimentação, por outro lado, foram pagos por cartão de crédito ou à vista na hora da entrega do produto ou serviço.
"O comércio eletrônico tem sido uma das principais formas de participação das empresas brasileiras na economia digital. Os dados da pesquisa oferecem uma ampla radiografia de como os diversos setores econômicos estão preparados para a digitalização de suas atividades de negócios, o que tem se mostrado fundamental neste momento em que medidas de isolamento social estão sendo adotadas em várias partes do Brasil", afirmou  Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão