Thumbnail

Bruno Pôssas, vice-presidente global de engenharia para Buscas no Google, no evento Google For Brasil, em junho.

Google Bard

Bard, a inteligência artificial do Google, é lançado nesta quinta-feira (13) no Brasil e em mais 26 países

GazzConecta
13/07/2023 13:01
Contrariando expectativas, o Bard, ferramenta de inteligência artificial generativa do Google, concorrente do ChatGPT, chega ao Brasil nesta quinta-feira (13). A partir de agora, o serviço gratuito poderá ser utilizado em 40 idiomas, incluindo o português brasileiro. Para utilizar o chatbot, basta acessar bard.google.com e iniciar o teste.
No fim de junho, o presidente do Google Brasil e vice-presidente da Google Inc., Fabio Coelho, havia anunciado que a ferramenta chegaria ao país nos próximos meses, mas o lançamento foi antecipado, em um movimento global que inclui mais 26 países além do Brasil. Naquela ocasião, Coelho afirmou que a espera pela versão brasileira do chatbot se devia a um processo de aperfeiçoamento e melhorias da ferramenta para o português brasileiro. O Bard chega ao Brasil cinco meses depois do seu lançamento.
O Bard é um modelo de linguagem criado pelo Google que funciona como o ChatGPT, mas apresenta outras características que o distinguem de seu concorrente. Seu caráter ainda é colaborativo e experimental, segundo Bruno Pôssas, vice-presidente global de engenharia para Buscas no Google.
Além do lançamento do Bard no Brasil, o Google também anunciou novas funcionalidades da ferramenta, como a possibilidade de compartilhamento de respostas, respostas em voz alta, fixar e renomear conversas, exportar códigos-fonte e gerar comando a partir de imagens. Alguns dos recursos, no entanto, ainda estão disponíveis somente em inglês como a possibilidade de ajustar respostas, gerando textos mais simples ou mais longos, mais profissionais ou mais casuais.
Ao acessar o Bard pelo navegador do computador ou do celular, basta fazer o login do Google e digitar qualquer comando para obter respostas rápidas sobre qualquer assunto. É possível gostar ou não da resposta, compartilhá-la ou direcionar a pesquisa para a Busca do Google.