marketplace da blablacar lançado em 14 de outubro
Novo marketplace da Blablacar vai oferecer mais de 30 mil rotas de ônibus para capitais e interior do país.| Foto: Divulgação/Blablacar

O mercado de passagens de ônibus no Brasil movimenta em média R$ 15 bilhões por ano. Desse total, apenas 10% das passagens são vendidas online. Pensando em fomentar esse nicho, a plataforma de caronas para viagens intermunicipais BlaBlaCar lançou, nesta quarta-feira (14), um marketplace de passagens de ônibus, integrada a oferta de caronas tradicionais.

A plataforma, em teste desde janeiro e já disponível para todos os usuários, reúne 20% das empresas de ônibus que fazem diversos trajetos no Brasil. O marketplace vai oferecer mais de 30 mil rotas de ônibus para capitais e interior do país. Segundo o country manager da BlaBlaCar, Ricardo Leite, entre os diferenciais está a complementariedade dos serviços para o passageiro, além da ocupação de espaços ociosos nas viagens de ônibus.

“Os passageiro consegue em um só local ter várias opções de viagem, a carona e o ônibus. Para as empresas, o benefício é o aumento da demanda. Vamos oferecer também alguns serviços como marketing digital assim como a gestão do antifraude dos pagamentos online”, explica Ricardo. O serviços será ofertado em troca de uma comissão para o aplicativo, que espera vender 950 mil passagens até o final de 2021.

O lançamento da funcionalidade também foi motivada pela queda na oferta de caronas compartilhadas. A cultura da carona no Brasil, hoje, ainda é pouco movimentada. Atualmente, 60% dos destinos pesquisados por passageiros para caronas têm até cinco resultados, e outros 30% não apresentam nenhum resultado de viagem para a localidade que o usuário precisa.

O movimento relacionado aos transportes foi o segundo da semana: a Rappi também passou a oferecer passagens aéreas, de ônibus e hospedagens através de sua plataforma.