Pessoas em uma sala de reuniões.
Entre os destaques do ranking de 2020, Caterpillar, Magazine Luiza e Dell Technologies.| Foto: Campaign Creators/Unsplash

A consultora global Great Place to Work (GPTW) revelou as melhores empresas nacionais e multinacionais para trabalhar no Brasil. O lançamento do estudo de 2020 foi realizado durante um evento online, promovido pela GPTW, nesta segunda-feira (19).

O ranking é dividido em três categorias de acordo com o tamanho das organizações: grandes empresas, médias multinacionais e médias nacionais. Entre as 20 maiores empresas destacadas, o topo do ranking ficou pela terceira vez consecutiva com a Caterpillar, que fabrica máquinas e veículos pesados para construção civil e mineração.

Em segundo lugar a Magazine Luiza, que subiu duas posições em relação a 2019. Segundo especialistas, a expansão da empresa aproxima a brasileira de concorrentes globais como Alibaba e Amazon. Em terceiro lugar a multinacional de tecnologia Dell Technologies que saltou da quinta para a terceira posição comparada ao ano passado.

O ranking leva em conta as respostas dos funcionários das empresas a respeitos de suas áreas, gerências, confiança e climas organizacionais. Neste ano foram 3.168 empresas inscritas e mais de 1,7 milhões de funcionários impactados. O ranking premiou ao todo 150 corporações.

Entre os estados com mais empresas destaque estão São Paulo (72 premiadas), Paraná (16), Rio Grande do Sul (16) e Rio de Janeiro (12). Entre os segmentos de atuação com mais organizações estão tecnologia da informação; produção e manufaturas; serviços financeiros e seguros.

Inovação é fator decisivo

O GPTW leva em conta uma métrica de inovação relacionada as empresas destaque do ranking. O Innovation Velocity Ratio (IVR), constatou que as premiadas estão em estágio mais acelerado de inovação do que as não premiadas.

Segundo o estudo a inovação está ligada, entre outros pontos, a satisfação e engajamento dos funcionários que implica também em economia para empresas. Em média, cada corporação no ranking recebeu 1.334 sugestões funcionários. Destas, 58% foram colocadas em prática, gerando um ganho de R$ 207 milhões por organização.

Confira os destaques de cada categoria.

Top 20 categoria grandes empresas

  1. Caterpillar
  2. Magazine Luiza
  3. Dell Technologies
  4. Tokio Marine
  5. SAP Labs
  6. Mars
  7. Laboratório Sabin
  8. Accor
  9. Novartis
  10. Mercado Livre
  11. CI&TGazin
  12. Gazin
  13. Itaú Unibanco
  14. Leroy Merlin
  15. Viacredi
  16. Momenta
  17. Roche Farmacêutica
  18. SESC - RS
  19. SAP
  20. Losango

Categoria médias nacionais

  1. Radix
  2. Super Farma
  3. Consorcio Magalu
  4. Dextra Digital
  5. LEVVO
  6. Fundimisa
  7. Sicoob Metropolitano
  8. Involves
  9. Tecnospeed
  10. Amêndoas do Brasil

Top 10 médias multinacionais

  1. Microsoft
  2. Visagio
  3. SC Johnson
  4. Hilton
  5. Schmersal
  6. Cisco
  7. Salesforce
  8. Visa
  9. Ticket
  10. Bristol Myers Squibb
4 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]