Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
investimentos startups
Startups contam com várias formas de captar investimentos| Foto: Gazeta do Povo

Durante sua existência, uma startup passa por várias fases: Ideação, Operação, Tração e Scale-up. Aqui, vamos focar nessa terceira fase, que consiste na captação de investimentos.

Após tirar a ideia da startup do papel, atrair clientes e expandir a operação, chega a fase chamada de tração. Neste momento, o objetivo da empresa é crescer e, para isso, ela precisa de recursos financeiros.

Em geral, apesar de o caminho já estar bem claro na cabeça do empreendedor, falta um elemento-chave: investimento. Por isso, as startups vão ao mercado e utilizam várias estratégias para atrair o interesse de potenciais investidores e conseguir aportes.

É essencial que, durante a fase da tração, o empreendedor tome muito cuidado e dobre sua atenção quanto ao fluxo de caixa, para não se enrolar com a parte financeira.

O objetivo da captação de investimentos é puramente implementar melhorias no produto e nos processos da empresa. Ou seja, o dinheiro não constitui um lucro para a startup, mas sim um capital que deve ser aplicado na expansão do negócio.

Rodadas de investimentos: o que são?

Basicamente, uma rodada de investimentos consiste na atração de investidores dispostos a colocar dinheiro na startup. Nestes eventos, a empresa consegue levantar capital.

Nas rodadas de investimentos existem estágios, separados de acordo com a maturidade de cada startup. A grande diferença entre cada rodada é a finalidade do investimento.

A importância dos investidores anjos para as startups

O investidor anjo é crucial no início da operação de uma startup. Porém, sua função não se restringe somente à parte financeira.

Esse tipo de investidor contribui também com sua rede de contatos e experiências, mas atua em pontos específicos, já que não tem a responsabilidade de gerir a empresa.

Além disso, esses investidores são vistos como mentores para as startups recém-iniciadas. Por isso, seu papel acaba ajudando a impulsionar novas empresas no mercado, o que, no médio e longo prazo, gera empregos e benefícios para a economia.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]