Thumbnail

A conta digital do Banco Bari atingiu 100 mil clientes três meses após lançamento.

Crescimento

Três meses após lançamento, conta digital do Banco Bari atinge 100 mil clientes

GazzConecta
27/07/2021 12:50
Primeiro como concessionária de veículos, depois financeira e banco. Desde 1995, o Grupo Barigui evolui e adapta o modelo de negócio. A mudança mais recente foi o lançamento da conta digital em maio deste ano. Desde então, o novo serviço do Banco Bari já reúne 100 mil clientes.
Até então financeira de veículos, o Bari recebeu em 2018 a chancela do Banco Central para atuar como instituição financeira. De lá para cá, um de seus produtos mais fortes é o crédito como garantia de imóvel, chamado home equity, modalidade que o banco viu crescer 64,7% durante a pandemia.
Segundo um levantamento exclusivo do Banco Bari, os maiores aumentos no número de solicitações foram registrados em Porto Alegre (85,86%), São Paulo (77,67%) e Curitiba (74,21%).
O levantamento apontou ainda que a principal finalidade do crédito, declarada pelos clientes, foi para pagamento de dívidas (29,91%), seguido de construção e reforma (27,7%) e investimento (12,92%).

Conta digital para promover a saúde financeira

Apoiado pelo crescimento das solicitações de crédito, a oferta da conta digital veio para resolver duas dores: a necessidade do Bari de expandir sua atuação e o endividamento dos brasileiros.
Segundo números divulgados pelo Banco Central, por conta da pandemia, o endividamento de famílias chegou aos 58% em março deste ano. O volume registrado é o maior percentual desde janeiro de 2005.
Para além do crédito, a saúde financeira é uma das bandeiras defendidas pela instituição, conforme explica Eduardo Zagonel, COO do Banco Bari.
"Iniciamos o projeto de lançar o banco digital para oferecer produtos descomplicados, e investimentos de uma maneira educacional. Temos uma conta digital que incentiva os usuários a poupar dinheiro e definir objetivos", explica.
Segundo o COO, o problema não é adquirir dividas, mas sim, dívidas a juros exorbitantes. Neste quesito, o Banco Bari sai na frente, já que oferece crédito com até 60% do valor do imóvel como garantia. Nesta modalidade é possível adquirir mais crédito, com prazos mais longos, além de taxas mais baixas.
"O problema não é o alto endividamento, mas o mau endividamento. Se precisa de crédito, busque serviços com juros baixos e prazos longos, para que a sua relação com dinheiro seja saudável", defende Eduardo.

Plano de expansão

Hoje o Banco Bari conta com 500 colaboradores, metade deles contratados durante a pandemia. O objetivo a curto prazo é ampliar esse número com a ascensão de clientes. O desejo é encerrar 2022 com 1 milhão de contas apenas no banco digital.
Parte da equipe do Banco antes da Pandemia. Foto: Divulgação/Banco Bari
Parte da equipe do Banco antes da Pandemia. Foto: Divulgação/Banco Bari
Olhando para a expansão do produto, a ideia é oferecer crédito como garantia de imóvel em um processo inteiramente digital, com resposta em até dez dias, o que, segundo o executivo, é um serviço inédito no mercado.