Thumbnail

Blockchain

Em novo livro, Marcos Pessoa elenca potenciais de inovação do Paraná e do Brasil

GazzConecta
19/10/2020 18:17
Blockchain, geração de energia e recursos humanos. São essas as três áreas potenciais de inovação no Paraná, de acordo com o engenheiro civil Marcos de Lacerda Pessoa. À frente da consultoria de inovação futuri9, Lacerda está lançando o livro "Marcos de Inovação: para um Brasil e um Paraná melhores", obra em que o autor propõe uma série de visões e projetos que podem contribuir para o ecossistema de inovação estadual e nacional, incluindo debates como o de geração de energia.
O livro, que já está em fase de pré-venda no site da futuri9, deve ser lançado oficialmente em 2021. O novo livro possui ilustrações de Divino Ferreira de Magalhães. Em 24 capítulos o autor aborda não só áreas vitais para inovação, como também a transformação social dos empreendedores e da comunidade em prol do desenvolvimento de uma indústria 4.0 e políticas públicas para isto.
"Uma das minhas passagens favoritas é o capítulo que conta como o Paul McCartney sonhou com a letra de Yesterday e inicialmente achou que havia escutado em outro lugar e poderia ser um plágio. Isto exemplifica o processo de inovação. Ele sonhou com a música porque vivia ela. É preciso viver a inovação, para inovar" , pontua Pessoa.
Conhecido pela implantação de projetos de segurança no Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) ligados ao cálculo de vazão e alarmes de enchente, Pessoa também desenvolveu, ao longo de sua carreira, o sistema de drenagem urbana das bacias de Bremen e Essen, na Alemanha, sistema de drenagem urbana de Paris e a Universidade Copel (Unicopel). Seu mais recente projeto, a futuri9 dedica-se ao apoio e captação recursos para projetos inovadores, o acesso a incentivos fiscais e oferece suporte estratégico e de gestão necessário ao sucesso de startups e empresas consolidadas.
Além de seu mais recente livro, Pessoa também é autor da obra "Sementeira de Inovação: ideias, iniciativas e propostas" e editor do "Pinceladas de Inovação: arte e técnica para soluções criativas".

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão