Thumbnail

Levantamento vhsys

7 em cada 10 empreendedores brasileiros cuidam das finanças da própria empresa

GazzConecta
02/09/2022 16:17
Terceirizar o cuidado financeiro das empresas ainda é um desafio para boa parte dos empreendedores, mostra uma pesquisa da empresa de gestão digital para pequenos negócios vhsys. A análise avaliou que mais de 75% dos pequenos empresários brasileiros ainda costumam ser os responsáveis pelo controle e gestão financeira do negócio, e ferramentas de terceirização deste serviço ainda não fazem parte da rotina.
De acordo com o estudo, elaborado em parceria com a base de clientes da vhsys, pouco mais de 10% dos negócios já contrataram algum serviço de terceirização de processos financeiros, que pela alcunha do mercado é chamado de Business Process Outsourcing (BPO Financeiro).
Ainda distante da realidade de gestão de grande parte dos pequenos negócios, o BPO financeiro tampouco é familiar ao empresariado brasileiro. A pesquisa indica que 83,6% dos empreendedores sequer conheciam o termo ou suas funcionalidades antes do estudo. Para os que conheciam o termo e a usabilidade do BPO, as principais motivações indicadas para dispensar o serviço foram o controle próprio das finanças da empresa (75,5%), e a disposição de um colaborador dedicado exclusivamente ao serviço (18,4%).
“Gerir o próprio negócio é a realidade de muitos micro e pequenos empreendedores brasileiros e percebemos o quanto ainda BPO Financeiro está distante da realidade desse público”, disse Reginaldo Stocco, CEO da vhsys.

As vantagens do BPO Financeiro

De acordo com Stocco, ao terceirizar o controle financeiro, empreendedores acumulam inúmeras vantagens, entre elas a de voltar-se ao pensamento estratégico e gestão mais assertiva do negócio, eliminando ações repetitivas e complexas. “Percebemos que muitos empreendedores estão abertos para conhecer novas soluções e serviços que não só podem levar mais agilidade nos processos internos, mas também que ofereçam uma gestão completa e integrada que possa trazer eficiência na operação permitindo que o empreendedor tenha mais tempo de executar atividades mais estratégicas”, conclui.
A pesquisa avaliou os principais benefícios do serviço para as empresas contratantes. São eles: redução de custos (36%), garantia da saúde financeira do negócio (24%), tomada de decisão estratégica (16%), gestão de documentos assertiva e acesso às informações gerenciais (8%).
Os dados revelaram que micro e pequenas empresas que não conheciam e passaram a entender o que é o BPO Financeiro (algo como 75% dos respondentes) agora consideram contratar o serviço de olho no acompanhamento de métricas como o demonstrativo de resultados, relatório de fluxo de caixa, contas a pagar e receber e relatório de emissões de notas fiscais.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão