Thumbnail

Prime Telecom aposta na meritocracia e satisfação da equipe para obter melhor colocação no GPTW com apenas 1 ano de atividade.

GPTW SP 2023

Com apenas 1 ano, Prime Telecom está no topo do ranking GPTW de pequenas empresas do interior de SP

Content Store
28/09/2023 15:30
Como fazer uma empresa com apenas um ano de atividade ser líder no ranking das melhores empresas para se trabalhar? No caso da Prime Telecom, primeiro lugar entre as pequenas empresas do interior do estado de São Paulo no Great Place To Work 2023, a receita passa por investimento em meritocracia e satisfação da equipe.
Com sede em Ourinhos, no oeste do estado, a companhia conta, atualmente, com cerca de 100 funcionários – deste total, 70 homens e 30 mulheres. Seu principal executivo e também fundador, Omar Ferreira dos Santos, vem de 25 anos de experiência no segmento de telecom, com passagem por grandes corporações, como Oi, TIM e Vivo. E, na visão do executivo, o livro “Cliente Feliz da Lucro”, de Paula Gisele, tem toda razão: um passo antes do cliente feliz há funcionários satisfeitos.
Ele explica. “Quando atingimos o ápice do cliente feliz? Quando ele atinge um nível de satisfação extrema do serviço ou produto que utiliza. E são os colaboradores que geram isso. Colaboradores felizes geram clientes felizes”, sintetiza.
Para transformar o ambiente da Prime Telecom em algo saudável e ver seus colaboradores satisfeitos por fazerem parte da equipe, a companhia adotou um modelo de avaliação criado por Omar chamado DNA Prime. Somada a KPIs (Key Performance Indicator, ou indicador-chave de desempenho), a ferramenta avalia um conjunto de comportamentos e atitudes que envolvem liderança, engajamento, endo-empreendedorismo, entre outros.

Método de avaliação

“Todo colaborador que entra para a empresa sabe que a cada seis meses vai haver uma rodada de avaliação”, explica Santos. A Prime Telecom reúne quaro categorias de cargos: junior, pleno, sênior e master. A cada seis meses, o funcionário tem uma jornada de um ano para conseguir um aumento no salário tendo como base avaliações a partir de indicadores bastante objetivos.
“A ideia é gerar uma cadeia produtiva em que a pessoa seja estimulada constantemente a crescer”, detalha o executivo. São duas as possibilidades de crescimento na companhia: de forma horizontal, na qual o profissional conta com upgrades no salário; e de modo vertical, no qual ele passa da linha de execução para a de gestão.
Em paralelo, a empresa trabalha incessantemente pelo clima
organizacional. Uma vez que o ambiente de uma empresa é feito por pessoas, é
preciso que elas estejam bem, satisfeitas, para que o clima seja positivo,
saudável. Assim, todo o ambiente é colaborativo; as relações de trocas de
informações e experiências são constantes, claras e objetivas.
Para o próximo ano, a intenção da empresa é trabalhar o desenvolvimento do indivíduo. A partir de janeiro, a companhia dá início à Universidade Prime. Com oficinas e a oferta de conteúdos, o programa vai estimular o aperfeiçoamento tanto em liderança, quanto em produtividade. A intenção é gerar reflexões e, por que não, provocações sobre como desenvolver liderança eficaz e se tornar mais produtivo na função desempenhada.