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Espaços de descompressão e sociabilidade na Tokio Marine, seguradora eleita pela quarta vez como a melhor empresa de grande porte para se trabalhar na região metropolitana de São Paulo.

GPTW SP 2023

Pela quarta vez, Tokio Marine é a melhor grande empresa para trabalhar na Grande SP

Flávia Schiochet, especial para o GazzConecta
04/10/2023 13:48
Preocupação com o bem-estar físico e psíquico dos colaboradores e atenção aos resultados de pesquisas de clima levam a Tokio Marine mais uma vez ao pódio do Great Place To Work na categoria grande empresa para trabalhar na região metropolitana de São Paulo. Com 2.400 colaboradores, a seguradora participa do GPTW há dez anos e trabalha continuamente a partir das respostas obtidas por meio do questionário.
“Ao obter os detalhes da pesquisa, nos sentamos com todos os líderes e tocamos um plano de ação envolvendo RH e as demais equipes”, revela Luciana Amaral, diretora de pessoas, planejamento e sustentabilidade da Tokio Marine. “Conhecemos o que precisa ser melhorado nas áreas por sugestões e pedidos ao longo de dez anos, e estamos em constante aperfeiçoamento para tornar a vida do colaborador melhor”, diz.
A saúde dos trabalhadores é um ponto-chave na promoção de bem-estar pela Tokio Marine. Estímulo a atividades físicas para aumento da qualidade de vida e saúde andam lado a lado com a preocupação com saúde mental e em proporcionar um ambiente seguro psicologicamente, com acompanhamento de médicos e psicólogos pelo ambulatório da empresa.
A atenção ao colaborador também se expressa em benefícios competitivos, como o programa de participação nos resultados, regime de trabalho híbrido, banco de horas e Gympass, por exemplo. No dia a dia da empresa, esse cuidado está no espaço médico, refeitório, mercadinho, área verde e demais espaços e estruturas para promover o bem-estar e facilitar a rotina dos funcionários. O day off de aniversário, uma prática comum em parte do mundo corporativo, vale também para o aniversário de empresa: para cada cinco anos completos, o colaborador recebe cinco dias de folga – a partir do 25º ano de empresa, são 20 dias de folga extras anualmente.
A Tokio Marine cria oportunidades de crescimento e de desenvolvimento aos colaboradores, como os cursos internos, treinamentos internacionais para líderes, mais de 150 cursos online internos e incentivo educacional para estudo de idioma, graduação ou pós-graduação. O programa de estágio Tokio Millennial, por exemplo, tem job rotation entre diferentes áreas da empresa, como a parte digital e de dados. Com uma cultura forte de protagonismo, a Tokio Marine acredita em empoderar seus colaboradores para que eles se tornem "resolvedores", enquanto o RH atua como um business partner, atendendo a gestores para solucionar situações e criar caminhos para facilitar a comunicação e integração entre líderes e equipes.
Fachada da Tokio Marine em São Paulo. Crédito: Divulgação.
Fachada da Tokio Marine em São Paulo. Crédito: Divulgação.
O comprometimento mútuo entre empresa e colaborador para o crescimento da Tokio Marine é fomentado pelas metas anuais, compartilhadas pela comunicação interna da empresa, com apresentações regulares sobre o desempenho e estratégias. "Todo mundo sabe a meta anual da empresa desde o início do ano, porque vem anotada no mousepad, e também sabem qual a meta do seu departamento, e como elas constroem a empresa em conjunto", diz Luciana.

Diversidade e valores compartilhados

A devolutiva à sociedade é outro pilar importante na Tokio Marine. Enquanto ação institucional, a empresa preza pelo trabalho social, promovendo projetos como o Sementes do Brasil, em que jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica são capacitados para seu primeiro emprego.
O comitê de diversidade organiza de maneira autônoma grupos de discussão para discutir cinco pilares, e apresenta projetos ao RH para ampliar a contratação mais inclusiva e diversa, além de capacitar líderes e sensibilizar colegas.
Em edições anteriores do Great Place to Work, a Tokio Marine esteve presente em cinco rankings de diversidade: pessoa com deficiência, 50+, gênero, LGBT+, e étnico-racial. Em setembro, 44% do quadro de líderes da seguradora eram mulheres.
"Conseguimos o feito de ter uma sócia-estatutária mulher. Isso passa uma mensagem muito boa para todos que trabalham conosco. A gente acompanha a satisfação do cliente e todo mundo sabe o compromisso com os 3 C: colaboradores, corretores e clientes", defende Luciana. 
Essa forte presença dos princípios ESG na cultura da empresa é um motivo de orgulho dos colaboradores por fazerem parte da Tokio Marine. "As pessoas se enxergam numa empresa que é inclusiva e que tem responsabilidade ESG. Ouvir o colaborador é muito importante, porque a gente vira mais que um empregador: as pessoas querem vir trabalhar aqui", observa Luciana. "O ranking é uma consequência", finaliza.