Thumbnail

Guia de lives

App usa inteligência artificial para criar guia de programação de lives

Aléxia Saraiva
01/09/2020 18:57
Despontando como uma das tendências que promete integrar o comportamento da sociedade pós-pandemia, as lives continuam desempenhando um papel de preencher o espaço vago deixado pelo isolamento social. Pensando em organizar em um só lugar toda a programação de transmissões ao vivo realizadas nas redes sociais, o empreendedor Bruno Unger criou o recém-lançado aplicativo iLives.
Sem necessitar de cadastro, o app permite ao usuário que busque lives por dia e horário, filtrando a programação por categoria temática e apresentando as informações de cada transmissão – similar a um guia de televisão. Para usuários que criam um perfil na rede, o app permite ativar um lembrete para as lives desejadas.
Desenvolvido ao longo de abril e maio, o iLives foi
pensado a partir de uma necessidade de Unger. “Eu estava buscando informações
sobre mercado financeiro e vi que o [investidor e youtuber] Primo Rico estava
sempre fazendo lives. Procurei lives similares a ele, mas não encontrei, e
fiquei em dúvida se já existia uma plataforma que concentrasse essa agenda”,
conta. Segundo ele, a ideia do app é não só funcionar como uma agenda, mas como
um guia, em que o usuário possa encontrar sugestões de conteúdos relacionados. “Senti
que essa necessidade era gigantesca, e não só minha”, pontua.
Para reunir as informações da programação, o app é dotado com uma inteligência artificial desenhada para buscar posts de divulgação de lives em redes sociais como LinkedIn, Youtube e Instagram através de hashtag e palavras-chave. Depois de uma filtragem do conteúdo encontrado, as informações são cadastradas no aplicativo.
Além do conteúdo automatizado, o app também permite que criadores de conteúdo cadastrem suas próprias lives, impulsionando a sua divulgação. “A ideia é ajudar pequenos lojistas e profissionais liberais, como médicos, nutricionistas e personal trainers a divulgarem suas transmissões ao vivo para um público mais amplo”, endossa.
Atualmente,
são seis categorias disponíveis: música, negócios, esportes, estilo de vida, saúde
e outros. Mais cinco categorias devem ser lançadas em breve, focando em
públicos estratégicos: infantil, educação, religião, influenciadores e gamers,
considerados pelo empreendedor setores em ascensão.
Desde o seu lançamento, o app reuniu 1,3 mil lives
e 10 mil usuários cadastrados. A expectativa de Unger é chegar aos 100 mil
usuários até o fim de 2020 – e a ideia é que, com o aprendizado da IA, o aplicativo
possa sugerir uma programação baseada no histórico de interesses de cada
usuário. Por enquanto sem anúncios, o empreendedor aponta que a monetização do
software virá de conteúdos patrocinados que ficarão em destaque no app.
O iLives é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão