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O investidor Silvio Genesini ao lado de Maria Miranda (COO), Lorena Simões (CRO) e João Ventura (CEO), da Sling Hub.

Startups

Com captação de R$3,7M, Sling Hub quer monitorar mercado de inteligência artificial na América Latina

GazzConecta
04/10/2023 18:29
A Sling Hub, startup que monitora dados de startups da América Latina, como rodadas de investimentos, negociações e análise de mercado, anunciou no fim de setembro a captação de R$ 3,7 milhões. O investimento seed foi liderado por Silvio Genesini (ex-presidente da Oracle do Brasil) com participação do Urca Angels, fazendo a Sling Hub atingir o valuation de R$ 35 milhões, com projeção de faturar R$9 milhões em 2024.
Com o aporte recebido, a Sling Hub pretende monitorar o mercado de inteligência artificial na América Latina, buscando separar quem está de fato produzindo tecnologia de ponta daqueles que se autointitulam IA, mas apenas utilizam facilitadores como Chat GPT.
A Sling Hub nasceu em 2018 com o objetivo de ajudar startups a encontrarem investidores, mas o jogo virou em 2020, quando começou a atender grandes empresas que precisavam se conectar com startups. “Esta virada foi essencial para o negócio. Focamos na qualidade e profundidade dos dados de startups e, aos poucos, expandimos para capturar informações de todo o ecossistema de inovação”, explica João Ventura, CEO e sócio-fundador, em nota.
Desde então, a plataforma conquistou mais de 50 clientes enterprise, incluindo gigantes como Google e Amazon, bancos como Itaú, Bradesco e Votorantim, além de empresas como Novo Nordisk, Enel e Renner. Com 32 mil startups de 21 países latino-americanos cadastradas, a Sling Hub reúne mais de 8 milhões de data points e, entre informações privadas e públicas, captura uma média de 300 mil novos dados mensalmente.
Os dados incluem rodadas de investimento, fusões e aquisições, programas de aceleração, hubs e tipos de soluções. Com o novo aporte, a startup pretende ir além da classificação setorial (ex: edtechs, fintech etc.) e categorizar tanto startups quanto empresas de capital aberto por maturidade tecnológica e produção de inteligência artificial.
“Quando todo mundo diz trabalhar com inteligência artificial, significa que ninguém está. Queremos separar o joio do trigo para oferecer uma visão mais clara do mercado de tecnologia LatAm”, ressalta Maria Miranda, COO e líder da equipe de inteligência de dados, também em nota.
Um levantamento da própria Sling Hub revela que os investimentos em startups latino-americanas saltaram de US$ 10,5 bilhões entre 2017 e 2019, para US$ 37,6 bilhões nos três anos seguintes. Mas ainda não é possível mensurar qual o impacto das tecnologias de ponta neste crescimento, justamente pela ausência de uma classificação assertiva que envolva todos os atores do ecossistema regional, desafio que a Sling Hub se propõe a encarar.
A empreitada demandará a formação de um novo squad na startup, formado por analistas e cientistas de dados com sólido entendimento das tecnologias de IA, suas aplicações e funcionamento.
“Corporações têm demandas diferentes de um Venture Capital tradicional. Elas precisam de mais granularidade de dados para garantir que a conexão tenha sinergia com a estratégia da empresa. Assim, informações sobre sistemas de inteligência artificial e maturidade tecnológica são fundamentais", explica Ventura.
Com o cheque do investimento em mãos, a startup também quer expandir a produção de conteúdo e equipe para outros países da América Latina. “Nossos relatórios alcançaram marcos importantes neste ano, como a parceria mensal com o Itaú BBA e o fornecimento de dados para o LatAm Digital Report da McKinsey. Mas nossa meta é ser a principal fonte de insights para o mercado de tecnologia Latam e, para isso, vamos aumentar a equipe de comunicação com contratações dentro e fora do Brasil. Também estudamos adquirir uma empresa de conteúdo de tech”, conta Lorena Simões, CRO e líder da equipe de insights.