Thumbnail

Guto Silva, Guilherme Barbosa e Yuri Melo

Guto Silva

Como a inovação na gestão pública traz melhorias para a sociedade

Papo Raiz
01/07/2022 17:20
Como aderir às tecnologias que estão surgindo para inovar a gestão pública e, assim, agilizar serviços e melhorar o atendimento à população? Esse foi o tema discutido pelo deputado estadual e ex-secretário chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Guto Silva, durante sua participação no podcast Papo Raiz.
Além de ocupar cargos políticos, Guto Silva também é empresário na área de comércio exterior e já esteve em mais de 65 países como trader e consultor internacional de negócios. Destacando os desafios e ações de trabalhar com gestão pública, ele falou um pouco sobre sua trajetória política, e como a intervenção da gestão pública se traduz na sociedade e onde se encaixa a chamada "inovação" nesse sistema burocrático.
Foi em 2009, na cidade Pato Branco, que Guto Silva iniciou a carreira política, onde foi eleito como o vereador mais votado naquela eleição. Entre os anos de 2012 e 2014, ele exerceu o cargo de subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná, eleito deputado estadual em 2014, com 45.313 votos, e reeleito em 2018, com 66.412 votos. Para somar ainda mais ao currículo profissional, em 2019, Guto foi nomeado secretário-chefe da Casa Civil, posto que deixou em janeiro deste ano para ser pré-candidato ao Senado Federal.
“A política é um retrato da sociedade e eu descobri que tinha vocação pra isso. Eu gosto de me relacionar, de buscar soluções e eu acho que essa experiência minha profissional ajudou muito, porque a gente acaba fazendo uma análise de coisas que não têm no Brasil e como adaptar isso pra cá. Eu tenho sido feliz nesse processo político”, contou Guto Silva.
Para o parlamentar, não há como falar em um país desenvolvido e do futuro se não tiver boas lideranças e trazendo um pouco desse processo de inovação para a gestão pública através de conexões. “Com essas conexões tecnologias, a gente consegue resolver melhor alguns problemas e ter um canal mais estreito com o mundo real”, afirmou.
Adepto de um pensamento em que as instituições públicas devem ser mais abertas às transformações, o pré-candidato ao Senado Federal pontuou a tendência de inovação como um fator primordial de melhoria na gestão pública e, consequentemente, no atendimento às demandas da população. “A área pública é muito conservadora e resistente às mudanças, então, tem que imprimir uma cultura mais flexível”, analisou Guto Silva.
Na prática, Guto Silva acredita que a inovação para a gestão pública não é só possível como também necessária e o Paraná tem se destacado consideravelmente em relação a essa evolução com a tecnológica.

O que é Gestão Pública?

Com grande responsabilidade sobre os interesses da sociedade, a gestão pública tem o papel de administrar diferentes setores e organizações públicas. Segundo Guto Silva, o Plano de Governo é um dos pilares que vai garantir que essa área garanta a excelência de seus serviços fundamentais. “Existe um Plano de Governo que a população ouviu e debateu, então, isso dá uma direção do que se tem que entregar, porque existem metas na gestão pública”, explicou.
Ainda que Plano de Governo auxilie em todo o processo de controle e análise de toda e qualquer ação pública, Guto Silva acredita que a gestão pública precisa sempre buscar melhorias em alguns princípios básicos de administração identificando problemas e buscando soluções através da implementação de inovação, que é uma cultura já muito utilizada no empreendedorismo.

Qual o perfil do profissional que trabalha com Gestão Pública?

Afinidade com temas ligados à realidade sócio-política e econômica do país, além de um preparo acadêmico e profissional, esses são alguns dos atributos que fizeram Guto Silva entrar para a carreira política e que, para ele, são características importantes de um profissional que pretende atuar na gestão pública em busca da modernização da máquina pública.
Além disso, para se consolidar essa liderança é preciso entender a importância das relações e a troca de ideias no Poder Público. “A matéria-prima não está na minha cabeça e eu não vou dominar o assunto, agora se for conversar com o pessoal, envolver os setores, podemos juntos preparar um instrumento para melhorar a gestão pública”, aconselhou o deputado.

Como a intervenção de um gestor público se traduz em melhorias efetivas para a sociedade?

Como foi dito pelo empresário e deputado Guto Silva durante o podcast, a inovação aplicada à gestão pública faz parte de um processo cultural e é aí que atuam os profissionais responsáveis por este setor, uma vez que abrem oportunidades que vão inovar tanto o serviço prestado à população quanto a governança de um município, estado ou país.
Ele ainda ressaltou que é através dessa intervenção na gestão pública, que será possível analisar melhor os indicadores econômicos e sociais, bem como pensar em estratégias que repensem a aplicação de algumas leis. “Eu sou da tese de que quanto menos leis, melhor, porque setores como o privado, por exemplo, podem caminhar sozinhos e se autorregular. Agora, é claro que alguns setores precisam de leis para se manter”, disse.

Qual a diferença entre gestão pública e privada?

Existem diversos modelos de administração que comandam os processos e estratégias específicas nas instituições, entre eles estão a gestão pública e a gestão privada. Segundo Guto Silva, ainda que às duas áreas tenham suas particularidades, como o foco no bem comum (gestão pública) e a busca pelo lucro e/ou consumo (gestão privada) é possível unir essas duas iniciativas para criar um ecossistema inovador que impacte positivamente na vida das pessoas.
Ele ainda destacou que há um excesso de burocracias na gestão pública que não tem fundamento e não se encaixam com as ideias do mundo tecnológico e é exatamente por isso que as governanças devem ir atrás dessa força transformadora promovida pela inovação. Além disso, o deputado reforça a necessidade de se desconstruir a ideia de que a gestão pública e privada são coisas diferentes e que devem ficar separadas. “Tem muita coisa que precisa se articular e alguns setores empresariais você pode conectar com o mundo político” disse.
Para Guto Silva, essa união entre a gestão pública e privada pode ser complicada devido ao fato de que há setores públicos que são altamente regulados no Brasil e nos quais se torna complicado fazer qualquer tipo de transformação sem um amplo debate, mas ainda que leve tempo, essa mudança pode acontecer, fazendo com que o Estado realize ações ainda mais benéficas à população.
“O Poder Público é importante como uma alavanca de desenvolvimento, só que não dá pra privatizar tudo, porque a gente tem setores estratégicos que precisam do Estado para se impulsionar. Mas, o Governo deve ter a sensibilidade de entregar para a sociedade coisas que vão impactar todas as pessoas, desde o jovem empreendedor até um senhor do interior”, analisou Guto Silva.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão