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Dicas de como administrar franquias de sucesso

Fábio Marques

Dicas de como administrar franquias de sucesso

Papo Raiz*
30/09/2022 18:46
Pensar em estratégias e estar sempre atento às mudanças tecnológicas, tendências e inovações do mundo como um todo é essencial para administrar franquias com sucesso, principalmente, porque quando se fala em empreender, o sistema de franquias é certamente uma das melhores opções para aqueles que buscam investir em um negócio que já foi testado em outros lugares.
O podcast Papo Raiz conversou com o especialista do segmento de alimentação e sócio fundador da rede Detroit Steakhouse, Fábio Marques, que contou quais foram os desafios e aprendizados até que a marca se tornasse uma das maiores redes de steakhouses ao nível nacional, contando atualmente com mais de 50 lojas por todo o país.
Mas, antes de entrar na história da Detroit Steakhouse, voltemos um pouco no tempo para relembrar a trajetória profissional de Fábio Marques. Formado em engenharia civil, Fábio enxergou no mundo dos negócios a oportunidade de crescer e se desenvolver e foi assim que ele conquistou a experiência de mais de 20 anos no ramo empresarial. Conhecido como o maior multifranqueado do Brasil, o empresário trabalhou durante mais de 10 anos como diretor regional de expansão da rede de fast food Subway no centro-oeste do país e, em 2011, decidiu ser independente e abrir o próprio negócio, o qual se tornou uma franquia em 2014.
Foi então que nasceu a Detroit Steakhouse, uma franquia que se tornou um sucesso por ser algo que vai muito além de um restaurante com amplas opções de cardápio, mostrando-se também como uma excelente opção de lazer em um ambiente diferenciado à clientela, tendo como um dos atuais objetivos chegar a mil pontos de vendas no Brasil, em 2025.
Com toda a experiência que adquiriu enquanto empreendedor e estando a frente da administração da franquia Detroit Steakhouse, Fábio Marques explicou como funciona todo o processo para expandir um negócio em diferentes localidades, aumentando assim a visibilidade de uma marca e, consequentemente, o faturamento da mesma.

Quais as estratégias a serem adotadas para que uma franquia obtenha sucesso?

Treinamento. Segundo Marques, essa é uma das estratégias fundamentais para que uma franquia consiga desenvolver bem o serviço que oferta e, assim, construa o caminho do sucesso. “Não adianta na teoria estar tudo lindo e chegar à prática sendo algo lento, o funcionário mal-humorado e por aí vai”, afirmou o empresário.
A Detroit Steakhouse é um exemplo de como a capacitação faz a diferença na hora de alcançar o ponto de equilíbrio financeiro e tornar uma marca amplamente reconhecida. Fábio Marques contou que, alguns anos atrás, a rede oferecia treinamentos periódicos in loco aos franqueados.
“Fazíamos diversos treinamentos com os funcionários, desde qualidade no atendimento até a forma de servir o produto. Não há dúvidas de que um profissional bem preparado traz valor em vendas”, disse.
Ele ainda destacou que, nos últimos anos, a tecnologia tem proporcionado boas experiências quando o assunto é administrar um negócio de forma inovadora e com maestria.
“Hoje em nossa rede fornecemos treinamentos online praticamente em todas as semanas e, fora isso, a gente implementou o site corporativo, onde tem a Universidade Detroit com quase 200 opções de cursos, disponíveis para funcionários ou franqueados”, destacou.
Para o fundador da franquia, o uso da tecnologia se apresenta como um método de aprimorar a gestão empresarial, além de gerar insights e aprendizados a todos os envolvidos nesse negócio. “É uma forma de você multiplicar o conhecimento de um jeito mais fácil”, afirmou Marques.

Como precificar e ter lucro com rede de franquias?

Fábio Marques esclareceu que a precificação de um produto dentro de uma franquia vai depender do tipo de posicionamento de uma marca e dos planos traçados pela administração da rede.
“O preço vai depender da estratégia que o gestor vai querer, por exemplo, às vezes ocorre de você analisar o mercado e arrumar um produto para conseguir vender a um preço que tem uma determinada margem. Ao mesmo tempo, quando eu vou divulgar um produto que tem um nicho, eu vou desenvolver aquilo dentro dos padrões do mercado com um valor a mais”, exemplificou.
Para o empresário, pensar nas reais necessidades do cliente e fazer com que ele também participe de algumas decisões do negócio também é outra atitude que trazem bons resultados a médio e longo prazo para as franquias, fazendo com que as mesmas conquistem o sucesso, uma vez que esse é um segmento empresarial que se adapta às novas demandas do ramo em que está inserido.
“O mercado tem mudado muito, ele vai evoluindo e profissionalizando. Antigamente, a maioria das operações eram locais e hoje mais de 90% das operações são franquias, porque esses espaços melhoraram o processo de atendimento”. (Fábio Marques, fundador da Detroit Steakhouse)

Quais os principais aprendizados adquiridos empreendendo com franquias?

De acordo com Marques, em qualquer empresa os profissionais podem adquirir aprendizados, além de enxergar soluções e estratégias que ainda não foram aplicadas neste local. Ele ressaltou que em sua trajetória trabalhando com rede de franquias, algumas coisas que aprendeu foi em relação à padronização dos modelos de negócio, a importância de fazer treinamentos com colaboradores e franqueados, bem como a questão de ter um produto de qualidade, com um preço justo e planejar não só o presente do empreendimento, mas o futuro que é o principal.
Além disso, o empresário assegurou que entender que o corte de custo deve ter um limite e que é preciso focar em aumentar a venda, sem esquecer-se do real propósito do negócio e saber o que está acontecendo com a empresa foram outras das lições aprendidas durante a sua carreira.
“A gente tem dentro da empresa uma questão em que colocamos o ‘Boss’, que é o cliente junto de nosso funcionário, então, é claro que se você tratar bem o colaborador, consequentemente, ele vai tratar bem o cliente, isso ajuda a ampliar a cultura interna do negócio”, disse ele.

Como funciona o processo de internacionalização de franquias?

Quando se fala em franquias, é preciso saber que esse tipo de negócio pode se expandir tanto, ao ponto de chegar a outros países: é o chamado processo de internacionalização. Segundo Fábio Marques, uma franquia internacional permite a conquista de novos mercados com base na adaptação ou padronização que determinada região oferece.
“Até existe uma flexibilidade com programas que são aprovados por país, então, em alguns países você tem produtos específicos e não é algo tão amarrado, mas é óbvio que se têm algumas coisas a serem seguidas. Em relação às decisões, pelo menos na minha época, elas eram tomadas no próprio país das franquias por meio dos comitês de franqueados”, explicou o empresário.

Qual o atual cenário das franquias de hamburguerias no Brasil?

Para Marques, o mercado de hamburguerias está em constante expansão, sendo um dos que mais vende no país, devido ao hábito do brasileiro que consome esse tipo de produto em larga escala.
“Por isso que existem muitas hamburguerias, pois o tamanho do mercado é grande. E também tem a questão da oferta e demanda, em que é natural que ocorram filtragens de negócios pelo próprio mercado”, finalizou o fundador da Detroit Steakhouse.
*Artigo produzido pelo Papo Raiz – uma conversa descontraída e divertida sobre empreendedorismo e assuntos em alta na sociedade.

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