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Podcast Papo Raiz conversa com o especialista no mundo de fusões e aquisições, Gustavo Pires

Gustavo Pires

Tudo que você precisa saber antes de vender sua empresa

Papo Raiz*
13/01/2023 15:30
Você já pensou em vender a sua empresa? Tomar essa decisão não é nada fácil, mas pode render uma boa grana se feita da forma correta e, por isso, é preciso ter certo cuidado durante o processo de venda de um negócio, que por sinal é bastante complexo. Para ajudar empreendedores que pensam em vender suas empresas, o podcast Papo Raiz convidou o advogado Gustavo Pires, que também é referência no mundo de fusões e aquisições, e deu alguns insights sobre o assunto.
Durante o bate-papo, o especialista e sócio do escritório Marins Bertoldi Advogados, deu um panorama sobre a complexidade do mercado de compra e venda de empresas, explicou alguns termos que ainda podem ser desconhecidos para quem está começando no ramo do empreendedorismo, como fusão e aquisição, M&A, valuation, entre outros e citou os principais cuidados que devem ser tomados por quem pretende vender um negócio e quer ter uma lucratividade positiva com essa transação financeira.

O que é M&A?

Segundo Gustavo Pires, M&A ou fusões e aquisições é qualquer compra e venda de participação societária. Ele esclarece que neste modelo de transação, cada tipo tem seu grau de complexidade dependendo do tamanho da empresa envolvida. “Qualquer tipo de união de dois negócios, que antes eram independentes ou se você se uniu com o concorrente para fazer uma empresa maior, isso é um M&A”, afirmou.
Para o especialista, as transações M&A também dizem respeito ao empreendedor que consegue alcançar novos investidores para o próprio negócio. “O M&A pode surgir até em estágios bem iniciais da vida de uma empresa e, é claro que conforme o negócio ganha porte, o M&A fica mais complexo”, destacou Pires.

Em quais situações se aplica o M&A?

Existem dois cenários em que os processos de M&A podem ser aplicados, de acordo com Gustavo Pires. O primeiro se trata do planejamento estratégico da empresa, ou seja, a pessoa monta o negócio já com a perspectiva de que em algum momento vai fazer uma operação de M&A, que seria trazer um investidor para dentro ou vender o negócio todo ou em empresas que já estão em um estágio um pouco mais avançado e que possuem os fundos investidores.
Já o outro cenário apontado por Pires são as condições de mercado, em que uma empresa pode estar inserida num mercado em que a competição aumenta ou que a consolidação aumenta de tal tamanho que  o empreendedor se vê no desafio de ganhar porte de investimentos ou, do contrário, ficará para trás em relação às demandas das outras organizações.

Como funciona o processo de fazer o valuation empresarial?

Determinante na gestão e expansão de um negócio, o valuation ou avaliação do valor de uma empresa também é um fator importante em alguns processos como compra e venda de ações ou captação de recursos empresariais. Segundo Gustavo Pires, quanto menor forem as transações de M&A de uma organização, a tendência é diminuir o número de responsáveis por fazer cálculos de valuation em uma organização.
“Se é um negócio muito pequeno, por exemplo, acaba não comportando que um assessor financeiro faça o valuation da empresa e ajude na negociação, então, se trata também um pouco também do tamanho da transação. Agora, a questão de fazer valuations periódicos no negócio para grandes empresas acaba sendo recorrente, mas para pequenos empresários isso também vai depender muito da visão que se tem sobre o negócio”, constatou.

Como evitar os erros mais comuns numa transação M&A?

Como muitos outros processos empresariais, as transações financeiras M&A também podem dar errado se não forem bem planejadas e executadas. O especialista Gustavo Pires ressaltou que, quando um empreendimento não vai bem, o M&A é uma das primeiras áreas que mais sofre.
Ele destaca que um dos principais pontos que podem levar à venda de um negócio é o desentendimento de sócios da empresa, pois este é o momento em que o M&A acaba sendo uma saída para a organização, mas, Pires afirma que para fazer uma operação de M&A, o empreendedor precisa ter o mínimo de governança e saber que regras devem ser observadas na hora de executar esse processo.
O especialista ainda pontua quais os erros mais comuns cometidos nessa transação financeira, que podem ser identificados durante o processo de execução de M&A e também pelo fato do novo comprador ou investidor da empresa não ter um currículo básico sobre o profissional responsável pela gestão do negócio, bem como toda a equipe de trabalho.
“Um dos erros mais comuns é na estruturação da operação em si, que é tentar fazer tudo sozinho, porque não é uma coisa do cotidiano você comprar ou vender uma empresa, ou seja, um empresário tentar fazer transações sem um apoio no final estará perdendo dinheiro e não economizando. O segundo grande erro, principalmente, em aquisição, é não conhecer a fundo quem é a pessoa que está gerenciando a empresa que você vai comprar, quem vai ser o seu sócio e a equipe de trabalho. Tem estudos que demonstram que a maioria das transações de M&A que não dão certo são aquelas na reta final da transação”, ressaltou Pires.

Quais as estratégias para alavancar uma empresa?

Para Gustavo Pires, criar uma empresa vai muito além de apenas ter a iniciativa de abri-la. Ele explica que empreender depende muito de um planejamento bem alinhado para que o negócio consiga se sustentar financeiramente e diante de adversidades que venham a surgir.
E quando se trata de diversificar os negócios e gerar economia de escala, o especialista pontua que é preciso ter uma visão mais ampla sobre quais transações vão proporcionar maiores benefícios à empresa.
“Eu tenho uma percepção muito clara de que o dinheiro do sócio é o dinheiro que mais caro que você pode tomar para a empresa, porque o sócio via de regra é para quem você vai ter que prestar contas do maior nível de informações na condução do negócio. Tem algumas questões que você precisa refletir para ver qual é o tipo de investimento que quer trazer para o negócio”, concluiu.
*Artigo produzido pelo Papo Raiz – uma conversa descontraída e divertida sobre empreendedorismo e assuntos em alta na sociedade.

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