Thumbnail

7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação (PNI)

PNI

Prêmio Nacional de Inovação reconhece empresas e ecossistemas do Paraná

GazzConecta
09/03/2022 20:05
Foram anunciados, nessa terça-feira (8), os vencedores da 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação (PNI) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae. Empresas e ecossistemas de inovação do estado do Paraná foram reconhecidos em 5 categorias da premiação. Além das paranaenses vencedoras, a Hilab, de Curitiba, recebeu um reconhecimento especial por suas práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho (SST).
O reconhecimento do Paraná no Prêmio Nacional de Inovação certifica as ações inovadores do estado para estimular o surgimento de projetos e negócios que tenham a inovação como diferencial competitivo. "O resultado é esse destaque na premiação, que reflete um reconhecimento nacional sobre as iniciativas que têm transformado o Paraná todo em um solo fértil para ações inovadoras”, celebra Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae Paraná, em nota.
O PNI é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A premiação é a única do país a entregar um relatório personalizado e gratuito a todas as instituições inscritas, com feedbacks, identificação de pontos fortes e oportunidades de melhorias, além do comparativo entre as candidatas da mesma modalidade.

O Paraná no Prêmio Nacional de Inovação

A premiação do PNI se divide entre Ecossistemas de Inovação, Micro e Pequenas Empresas, Médias Empresas e Grandes Empresas – cada qual com subcategorias próprias que qualificam estágios de desenvolvimento (no caso dos ecossistemas), gestão e inovação em processos, produtos e sustentabilidade (nas empresas).
O Paraná foi reconhecido pelos ecossistemas de inovação Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná (estágio inicial) e SRI Iguassu Valley - Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná (estágio consolidado); e com as empresas Oficina do Sorvete (inovação em sustentabilidade por micro ou pequena empresa), Tecnospeed (gestão de inovação por empresa de médio porte), e Grupo Boticário (inovação em sustentabilidade por uma grande empresa).
Além desses vencedores, vale destacar ainda que o Vale do Pinhão, ecossistema de inovação de Curitiba, foi finalista na premiação e eleito um dos três ecossistemas mais consolidados do Brasil. O vice-prefeito Eduardo Pimentel representou a capital na cerimônia e celebrou o reconhecimento: "Uma honra representar Curitiba em mais uma grande premiação nacional que projeta nossa cidade como um celeiro de inovação e ideias. O ecossistema do Vale do Pinhão, idealizado pelo prefeito Rafael Greca, reforça nossa liderança nacional em projeto inovadores e de desenvolvimento sustentável, principalmente, com foco à melhoria na qualidade de vida dos cidadãos”.
Confira abaixo a relação completa de vencedores do 7º Prêmio Nacional de Inovação.

Ecossistemas de Inovação  

  • Em estágio inicial: Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná (PR)
  • Em desenvolvimento: Pro_Move Lajeado (RS)
  • Em estágio consolidado: SRI Iguassu Valley - Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná (PR)

Micro e Pequenas Empresas  

  • Inovação em produto: Aquarela (SC)
  • Inovação em sustentabilidade: Oficina do Sorvete (Foz do Iguaçu - PR)
  • Gestão da inovação: Getin (BA)
  • Inovação em processo: Safety World (RJ)

Médias Empresas  

  • Inovação em processo: Akaer Engenharia (SP) 
  • Gestão da inovação: Tecnospeed (Maringá - PR)
  • Inovação em produto: Nugali Chocolates (SC)
  • Inovação em sustentabilidade: Nanovetores (SC)

Grandes Empresas  

  • Inovação em produto: Embraer (SP)
  • Inovação em processo: Basf (SP)
  • Inovação em sustentabilidade: Grupo Boticário (PR)
  • Gestão da Inovação: WEG (SC)

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão