Thumbnail

Fruto da parceria entre Renault, ABDI e URBS, Curitiba contará em breve com seis táxis elétricos em fase de teste. Anúncio foi feito durante o segundo dia do Smart City Expo Curitiba 2023.

Táxi elétrico

Curitiba inova e lança frota de táxis elétricos em parceria Renault; empresa também anuncia parceria com a Copel no segundo dia do Smart City Expo Curitiba 2023

GazzConecta
23/03/2023 20:16
A cidade de Curitiba contará com seis táxis elétricos graças a uma parceria entre a Renault do Brasil e a Mobilize, marcas do Renault Group, com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e com a URBS (Urbanização de Curitiba S/A). Os veículos foram adquiridos pela ABDI e cedidos para a Mobilize, que fará a gestão da frota em conjunto com a URBS. Os táxis também terão isenção de taxas da URBS.
A parceria foi anunciada nesta quinta-feira (23), no segundo dia do Smart City Expo Curitiba 2023. Agora, competirá à URBS selecionar os seis motoristas que vão participar da fase de testes dos novos táxis elétricos.
Segundo o presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto, a expectativa é de que os testes sejam a base de um projeto de eletrificação da frota de táxis de Curitiba. “Nós temos uma meta, até 2050, de conter as mudanças climáticas e zerar as emissões de carbono na cidade. Se pensarmos que a frota também é responsável por essas emissões, temos a oportunidade de atualizar os táxis para veículos com energia limpa”, conta.
Também nesta quinta (23), a Mobilize anunciou a parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para a estruturação de uma frota de veículos elétricos. Serão disponibilizados Renault Kwid E-Tech 100% elétricos, via Mobilize Share, serviço de carsharing e locação de veículos de curta duração para os colaboradores da geradora e distribuidora de energia paranaense. Até o fim do ano, a expectativa é que essa frota chegue a 30 veículos.

Táxis elétricos

O projeto dos táxis elétricos também irá utilizar o conhecimento da Mobilize em gestão de frotas eletrificadas, já aplicado na solução Mobilize Share, para garantir todo o suporte para os condutores dos veículos em suas atividades.
De acordo com Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, os seis veículos serão acompanhados pela empresa, a ABDI e a URBS nesta fase de testes. “Isso para que possamos verificar pontos importantes como autonomia, forma de utilização, tempo de carga e outros fatores para depois a gente poder expandir o projeto para mais veículos aqui em Curitiba”, revela.
Os táxis terão a cor laranja característica, mas o teto branco para destacá-los. O modelo disponibilizado será o Renault Zoe E-Tech. Os taxistas escolhidos passarão por um sorteio. Estarão aptos a concorrer aqueles que percorrem 150 km ou mais por dia, não tiver nenhum débito com a Prefeitura e não estiverem respondendo a nenhum processo administrativo.
Para o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero, o lançamento do projeto dos táxis elétricos fortalece ainda mais os aspectos de inovação e mobilidade sustentável que são características da capital paranaense. “São áreas em que somos referência e este projeto mostra que estamos atentos a mudanças graduais, mas importantes. Curitiba está atenta ao desenvolvimento sustentável e este projeto terá isenções da Prefeitura como abastecimento gratuito e a não cobrança do Estar”, comenta.

Frota corporativa

A parceria entre Mobilize e Copel vai disponibilizar veículos elétricos compartilhados (car sharing) e para locação. De acordo com o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, o projeto é um apoio ao plano de descarbonização da companhia. “Ela faz parte da nossa missão de chegar, até 2030, a 50% da nossa frota leve formada por carros elétricos”, explica.
Renault  Kwid E-Tec100% elétrico que vai integrar a frota da Copel em Curitiba. Foto: Divulgação.
Renault Kwid E-Tec100% elétrico que vai integrar a frota da Copel em Curitiba. Foto: Divulgação.
“Hoje, estamos dando o primeiro passo nesse sentido, com participação do Mobilize, que faz parte do grupo Renault, com a disponibilização de 30 veículos que vão começar nessa jornada, até chegarmos a esta meta”, completa.
Para Ricardo Gondo, presidente da Renault Brasil, o sistema de compartilhamento vai contar com um aplicativo, no qual o colaborador da Copel poderá fazer a reserva do veículo, depois o retira e o devolve no mesmo lugar.
“Também criamos a opção de pagamento por cartão de crédito para que o colaborador também possa usar o veículo fora do horário de trabalho, à noite ou aos fins de semana. Essa experiência de compartilhamento nos levou a trabalhar com grandes empresas como a Copel, que testou o Kwid E-Tec, 100% elétrico, e terá uma frota de 30 veículos até o fim do ano”, explica.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão