
Networking, conhecimento e fomento de oportunidades para cidades inteligentes. Este é o objetivo do maior evento do segmento mundo, o Smart City Expo World Congress, que acontece entre 16 e 18 de novembro em Barcelona, na Espanha.
O congresso começa oficialmente na terça-feira, mas a comitiva brasileira já está cumprindo agenda na cidade, com o proposito de gerar conexão e oportunidades entre os países.
O GazzConecta cobre com exclusividade o evento, além das visitas da comitiva, que reúne lideranças nacionais para discutir os rumos e possibilidades para tornar cidades mais inteligentes e tecnológicas.
Josep Piqué, presidente da La Salle Technova e um dos idealizadores da conferência, destaca que um dos grandes objetivos desta conexão é "transformar as cidades em laboratórios", descrevendo a mudança que a tecnologia pode proporcionar nas cidades, à exemplo de Barcelona.
Recorde de participação
Neste ano a comitiva brasileira reuniu 60 participantes, o maior número desde o início das viagens, que está na sua quarta edição, promovida pelo Icities. Entre os integrantes das visitas estão o Superintendente de Inovação do Paraná, Marcelo Rangel; Eduardo Castanheira Garrido, Presidente do Parque Tecnológico de Itaipu; prefeitos da Foz do Rio Itajaí Açu, em Santa Catarina; vereadores de Curitiba como Pier Petruziello, e Professor Euler; além do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel e Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, entre outros líderes.
Para Marcelo Rangel, o Brasil tem muito para se beneficiar do modelo adotado em Barcelona. “No Brasil precisamos mudar a cultura de percepção sobre inovação, facilitar o acesso não somente ao mundo acadêmico, aos técnicos, mas também as pessoas que mais precisam. O Brasil deve utilizar deste mesmo sistema para que possamos ser um expoente na área de inovação”, descreve.
Já para Pier Petruziello a conexão Brasil-Espanha possibilita a resolução de problemas de grandes centros. “É muito importante participar deste momento histórico para Curitiba e levar o conhecimento para a legislação, para podermos elaborar bons projetos de lei, desburocratizando a inovação. Através de uma boa legislação podemos ocupar espaços urbanos e resolver, de fato, problemas das grandes cidades", prevê o vereador.
O primeiro dia da visita da comitiva do Brasil, foi fechada para participantes, e contou com agendas na Universidade de La Salle Tecnova, na Cisco Co-Innovation Center, além de uma visita a Telefônica Diagonal, orgnizado pela Câmara de Comércio Brasil Catalunya.
Acompanhe os destaques do primeiro dia de agenda
Dia um da comitiva do Brasil em Barcelona
Uma visita à Universidade de La Salle foi o primeiro compromisso do dia da comitiva. A academia é um dos principais polos de inovação de Barcelona. Quem recebeu a comitiva foi o Josep Piqué, Presidente da La Salle, destacando a transformação de Barcelona causada principalmente pela revitalização do bairro 22@.
O bairro tangibiliza boa parte da transformação em cidades inteligentes, o complexo reúne mais de 90 mil trabalhadores, do segmento de inovação, distribuídos em mais de 9 mil empresas.
Para Piqué, o espaço representa uma mudança de cultura da sociedade que entendeu a importância da inovação. Entre as estratégias utilizadas para a concepção do bairro estão a educação das crianças para serem agentes de transformação nas famílias, programa da família digital e a digitalização da vida dos mais velhos, verticais que colocaram o espaço como um dos berços da inovação em Barcelona.
Jaime Font, especialista em cidades inteligentes e professor da LaSalle, destaca que a mudança do distrito de inovação é uma transformação também cultural, de uma economia industrial para uma economia de talentos.
Segundo Thomas Law, executivo da Ibrachina, Instituto Sociocultural Brasil-China, um projeto de urbanização pautado em conceitos de cidades inteligentes será desenvolvido em São Paulo, para revitalizar o centro da cidade.
Thomas descreve que o objetivo do projeto é unir arquitetos do mundo para discutir a revitalização. "São Paulo é um grande centro que envolve a América Latina como um todo. Queremos fomentar e fazer dos bairros em torno do Mercado Municipal um circuito inteligente de compras, com melhorias para o consumidor, para quem faz negócios e reside em São Paulo”, Law completa ainda que o projeto está em tramitação.
A Cisco é uma união global de líderes em inovação e profissionais de tecnologia que fomentam o desenvolvimento em função da melhoria das cidades. A empresa multinacional está presente em países como Austrália, Brasil, Canadá, França, Israel, Japão, Cingapura, Espanha e Estados Unidos. A sede de Barcelona foi um dos locais de visita da comitiva.
A Cisco é responsável por comprar, fazer parcerias, investir e incubar ideias inovadoras, e a participação do Presidente da Cisco no Brasil na agenda foi tão inovadora quanto o propósito da empresa. Conectado de São Paulo via hologramas, Ricardo Mucci também destacou a importância do 22@ para a mudança cultural em Barcelona.
“Vocês estão dentro de um bairro que foi revitalizado, que era deteriorado há alguns anos, e foi transformado. O prédio da Cisco, sede da empresa, é do século 19 e foi remontado para abrigar a inovação”, descreve.
No fim da tarde a comitiva também participou de uma conferência com o Cônsul Geral do Brasil em Barcelona, o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Cataluña, o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro, além de líderes de estados brasileiros e executivos espanhóis. Durante o evento os prefeitos puderam apresentar suas cidades e conhecer mais sobre soluções para tornar as cidades mais inteligentes.
-
O que esperar de Daniella Marques na Caixa e como ela pode ajudar na campanha de Bolsonaro
-
Ex-comunista e atual “governista tímido”: quem é Danilo Forte, relator da PEC dos Benefícios
-
Pacheco sinaliza que vai abrir CPI do MEC após o período eleitoral
-
Políticos querem mudar lei que impede “loteamento” de estatais. Quais os riscos