Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Governo do Rio Grande do Sul assina acordo de cooperação com Amazon Web Services
Governo do Rio Grande do Sul assina acordo de cooperação com Amazon Web Services| Foto: Unsplash, Sigmund/Reprodução

O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e a Amazon Web Services (AWS) Brasil anunciaram nessa quinta-feira (5), durante o South Summit Brasil em Porto Alegre, a assinatura de um termo de cooperação que tem como objetivo conjugar esforços para promover e fomentar o ensino, a inovação, a ciência e a tecnologia no Estado.

O documento foi assinado pelo titular da SPGG, Claudio Gastal, e pelo diretor geral para o Setor Público da AWS no Brasil, Paulo Cunha. Firmaram como testemunhas os secretários Alsones Balestrin, de Inovação, Ciência e Tecnologia, e Raquel Teixeira, da Educação, além do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapergs), Odir Dellagostin.

“Empregabilidade, formação de jovens e estímulo a startups estão entre alguns dos eixos que comporão os esforços conjuntos futuros entre o Executivo e a AWS Brasil, o que significa que os gaúchos terão acesso a oportunidades e ferramentas extremamente competitivas”, afirmou Gastal.

“No dia seguinte à visita nos Estados Unidos, já estávamos à mesa desenhando os projetos conjuntos”, destacou o secretário Balestrin no evento. A titular da Educação também celebrou a cooperação: “Só se constrói um Estado inovador com crianças e jovens. A Seduc tem confiança de que está ajudando a gerar inovação no Rio Grande do Sul”, disse a secretária Raquel.

Intermediado pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), o termo de cooperação marca o início do processo de colaboração entre o Estado e a AWS Brasil, sendo que outros documentos podem formalizar, futuramente, contribuições mútuas com outros órgãos de governo.

“A iniciativa do governo estadual é exemplar ao unir duas pontas da economia digital: o fomento à inovação e ao empreendedorismo e a capacitação em computação em nuvem, uma das habilidades de tecnologia mais requisitadas pelo mercado de trabalho”, afirmou Paulo Cunha. O mais recente Estudo Global de Habilidades Digitais da AWS, lançado em 2021, apontou a capacidade de usar ferramentas baseadas em nuvem, como software de contabilidade e execução de instância de computação em nuvem AWS como a habilidade mais desejada até 2025 pelos empregadores.

A aproximação entre as duas instituições se iniciou em março deste ano, quando o então governador Eduardo Leite, acompanhado de uma comitiva de secretários de Estado, visitou a sede da AWS em Arlington, nos Estados Unidos. Na ocasião, foram apresentadas propostas que incluem capacitação do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul, representado por universidades e startups sobre o potencial da computação em nuvem, ajuda para o Estado utilizar os recursos públicos de ensino superior e pesquisa para criar uma força de trabalho na nuvem habilitada a dar suporte à nova economia digital.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]