i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Marketing de indicação

Startup de marketing de Ponta Grossa capta aporte de ex-alunos de Harvard

  • 27/01/2021 17:29
Fundada em Ponta Grossa, Amplifique.me criou uma plataforma SaaS que faz a gestão automatizada da experiência do cliente e o incentiva a deixar uma avaliação positiva para as marcas.
Fundada em Ponta Grossa, Amplifique.me criou uma plataforma SaaS que faz a gestão automatizada da experiência do cliente e o incentiva a deixar uma avaliação positiva para as marcas.| Foto: Divulgação/Amplifique.me

Profissionalizar o marketing "boca a boca" para criar uma gestão automatizada de experiência do cliente é o objetivo da startup Amplifique.me, fundada na cidade paranaense de Ponta Grossa (PR). Foi com essa premissa que a empresa se tornou a nova aposta de um grupo de investidores criado por ex-alunos da Universidade de Harvard.

Neste mês, a Amplifique.me anunciou o aporte do Grupo da HBSAAB (Harvard Business School Alumni Angels of Brazil), formado por brasileiros que se graduaram na universidade. O investimento foi realizado em setembro de 2020, na categoria pré-seed, e não teve seu valor revelado.

Segundo pesquisa realizada pela Universidade Texas Tech em 2018, 83% dos consumidores satisfeitos de um serviço ou produto estão dispostos a indicá-lo a outras pessoas, mas apenas 29% o fazem.

É com base em incentivar esse número a crescer — e, consequentemente, melhorar a visibilidade das empresas na internet e facilitar a aquisição de novos clientes — que a startup busca automatizar a gestão das indicações de clientes em plataformas digitais.

A ideia da empresa surgiu ainda em 2011, quando o CEO da empresa, Cristiano Machado, fez um MBA nos Estados Unidos e percebeu que o marketing boca a boca poderia ser profissionalizado no Brasil. “Me dei conta de que essa estratégia era algo científico. Muitas empresas de lá vendem serviços e produtos relacionados a essa ideia, e eu voltei ao Brasil querendo algo nesse sentido”, conta Machado.

Foi em 2017 que a empresa ganhou corpo, juntando mais três sócios na sua criação: Rafael Breus (CPO), Robson Penteado (CTO) e Lincoln Valle (diretor de experiência do cliente).

Os sócios Cristiano Machado, Rafael Breus, Robson Penteado e Lincoln Valle.
Os sócios Cristiano Machado, Rafael Breus, Robson Penteado e Lincoln Valle.| Divulgação/Amplifique.me

Como funciona a avaliação

A Amplifique.me parte da metodologia conhecia como NPS (do inglês Net Promoter Score), que avalia o índice de satisfação do cliente em uma escala de zero a dez. Os clientes mais satisfeitos são instigados — via SMS, e-mail, WhatsApp, QR Code, entre outras opções — a deixar uma avaliação em alguma plataforma online, do TripAdvisor ao Google Meu Negócio. Isso auxilia na publicidade do negócio, levando a uma aquisição de novos clientes.

O que Machado avalia ser seu principal diferencial é justamente a automação de três etapas do processo — gestão da experiência do cliente, marketing de indicação e gestão da reputação online — em uma plataforma no modelo SaaS (software como serviço). O serviço está disponível com base em uma licença mensal de uso do software, cujo valor varia de acordo com a quantidade de feedbacks que o cliente deseja colher.

Expansão da Amplifique.me

O CEO revela que, atualmente, seus principais clientes são restaurantes e hotéis, mas que, de mecânicos a bancos, qualquer serviço pode ser impactado pela gestão de reputação online.

Com o aporte da HBSAAB, a Amplifique.me quer expandir dois setores da empresa. O primeiro é o desenvolvimento do produto, contratando profissionais nas áreas de tecnologia e engenharia. Já o segundo setor é o de marketing e vendas. A empresa, que conta com 14 colaboradores atualmente, tem a expectativa de chegar em 2023 com um time de 60 pessoas.

Para Daniel Famano, associado da HBSA Angels of Brazil e investidor líder no acompanhamento da Amplifique.me, a empresa apresenta um grande potencial de crescimento em um mercado promissor. “O marketing digital está em constante transformação e precisamos de novas ferramentas para ter sucesso nesse novo contexto”, avalia.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    Fabiano Meira

    ± 0 minutos

    Que ideia excelente! Recentemente onsegui aumentar o NPS em mais de 40%. Seria muito legal ter depoimentos dos nossos promotores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso