Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Trustt Digital é a primeira empresa de sociedade anônima tokenizada do Brasil
| Foto: Pierre Borthiry/Unsplash

A Trustt Digital, empresa curitibana especialista em estruturação de negócios e digitalização de ativos, é a primeira organização do Brasil a tramitar um processo de registro de cotas de ações em formato tokenizado, utilizando blockchain.

A tecnologia blockchain, é uma espécie de livro digital que facilita o processo de registro de transações, de forma segura e eficiente.

Na tramitação de registro de cotas, o blockchain foi utilizado como ferramenta para realizar a alteração contratual, passando de uma semana de tramitação para 24h de processo, através da tecnologia.

Segundo Michel Vitale, CEO da Trustt, este é o primeiro contrato de sociedade anônima com estas ferramentas viabilizadas pela tecnologia e representa um grande avanço para o segmento jurídico e de contabilidade.

“Para empresas, contadores e setor jurídico, essa mudança representa uma evolução de 100 anos, o registro que precisava ser realizado de forma manual pode acontecer de forma digital e instantânea”, comemora o CEO. 

No processo tradicional, toda empresa de sociedade anônima deve ter um livro de registro de ações. A formalização é realizada por escrito, em atas registradas na Junta Comercial e armazenadas nas empresas.

Desde junho deste ano, quando entrou em vigor a nova Lei das Startups, o Departamento Oficial de Registro Empresarial e Integração (DREI), que regimenta a atuação das Juntas Comerciais do Brasil, permite a tramitação deste processo de forma digital, desde que respeitando a segurança, confiabilidade e inviolabilidade dos dados das empresas. Segurança esta disponível através da tecnologia de blockchain.

Segundo Michel, outra inovação que deve modernizar os processos é a utilização de fluxogramas e marcas d’água na organização dos documentos, para facilitar a análise e apuração. “Isso muda muito a agilidade processual, tudo que um advogado poderia escrever em oito páginas pode ser explicado em uma ou duas páginas através de um fluxograma. A arquitetura de compliance, governança e a explicação disso pode ser simplificada”, explica.

Trustt Digital é especialista em estruturação de negócios e digitalização de ativos

A Trustt Digital é especializada na estruturação de negócios e tokenização de empresas para levantar recursos. Através de suas ações novas empresa podem se estabelecer no mercado.

No dia 23 de novembro, a partir das 19h, com transmissão online, a Trustt promove um debate sobre a tokenização de empresas. O evento é gratuito e conta com a participação de Edivan Miranda, coordenador da Política Nacional de Modernização do Estado, Mateus de Toledo, CLO da Trustt e Michel Vitale. As inscrições estão abertas pelo site.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]